Opinião

Cancro do pulmão epidermoide avançado: Uma nova opção terapêutica
Dr. Fernando Barata
13 Abr. 2021

Leia a análise do diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Dr. Fernando Barata, sobre os resultados do estudo KEYNOTE-407 divulgados no European Lung Cancer Virtual Congress 2021.

Inovação e desenvolvimento: o caminho para a cura do cancro colorretal
Prof. Doutor Nuno Figueiredo
06 Abr. 2021

Conheça a opinião do cirurgião colorretal e coordenador da cirurgia geral do Hospital Lusíadas, Lisboa, Prof. Doutor Nuno Figueiredo, sobre as novas técnicas de tratamento no cancro colorretal e o caminho que está a ser feito para a cura desta patologia.

O desafio, em Oncologia, de manter atividade física em época de confinamento e pandemia
Dr.ª Ana Joaquim
16 Mar. 2021

A prática de atividade física regular, nomeadamente a realização de 150 a 300 minutos de atividade aeróbia moderada por semana, está relacionada com a redução do risco de doenças não transmissíveis como doenças cardio e cerebrovasculares, diabetes, cancro da mama e cancro do cólon. No entanto, em todo o mundo um em cada quatro adultos e três em cada quatro adolescentes (11 aos 17 anos) não cumprem estas recomendações. Nos países mais desenvolvidos, o nível de inatividade física chega aos 70%.[1]

Cancro e doença cardiovascular – Importância dos programas de reabilitação
Dr.ª Sofia Viamonte
23 Fev. 2021

Conheça a opinião da Dr.ª Sofia Viamonte, médica fisiatra, diretora do Centro de Reabilitação do Norte e coordenadora do programa ONCOMOVE® da Associação de Investigação em Cuidados de Suporte e Oncologia (AICSO), sobre a segurança e o benefício do exercício no doente oncológico no que se refere ao sistema cardiovascular.

Estratégias terapêuticas de combinação com imunoterapia estão a mudar o paradigma do tratamento no carcinoma de células renais metastizado
Prof.ª Doutora Isabel Fernandes
07 Dez. 2020

O carcinoma de células renais (CCR) representa cerca de 2 a 3% de todos os tumores e a sua incidência tem aumentado nos países ocidentais. Existe um predomínio no sexo masculino (1,5 homens: 1 mulher), com um pico de incidência na sexta década de vida.

ESMO 2020: Novidades no cancro do pulmão em tempos COVID-19
Dr. Fernando Barata
10 Nov. 2020

A pandemia implicou uma ESMO virtual. Quando avaliamos os fatores de risco para morte e hospitalização em 1012 doentes com tumores torácicos que desenvolveram COVID-19, constatamos que fatores como: pior estado geral, estadio avançado, fumadores, idade superior a 65 anos, previamente submetidos a quimioterapia versus imunoterapia e sob corticoterapia se associava a uma elevada mortalidade (32%).

O papel da imuno-Oncologia no tratamento do cancro da cabeça e pescoço
Prof.ª Doutora Cláudia Vieira
28 Jul. 2020

O cancro de cabeça e pescoço (mais frequentemente espinocelular) é o sexto tipo de tumor mais frequente no mundo e responsável por 1-2% de todas as causas de morte. As taxas de curas são melhores na doença localizada ou locorregional, contudo a sobrevivência aos 3 anos não ultrapassa os 40%. Existem diferentes prognósticos conforme a localização, o tipo histológico e os fatores de risco associados, além, obviamente, do estadio ao diagnóstico.

Carcinoma do ovário: novos biomarcadores, novas terapêuticas?
Dr.ª Noémia Afonso
17 Dez. 2019

A terapêutica do cancro do ovário (CO) manteve-se praticamente inalterável durante um longo período e a investigação de biomarcadores com potencial impacto na prática clínica revelou-se lenta ao longo dos anos. Tradicionalmente, o tratamento do CO tem por base a cirurgia de citorredução máxima, a quimioterapia à base de platino, eventualmente associada a tratamento concomitante e de manutenção com o anti-angiogénico bevacizumab.

Três décadas de rastreio de cancro da mama em Portugal
Dr. Vítor Rodrigues
12 Nov. 2019

No âmbito do Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, assinalado no dia 30 de outubro, o Dr. Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, faz um ponto de situação dos 30 anos do rastreio do cancro da mama em Portugal. Leia o artigo de opinião na íntegra.

Hiperplasia benigna de próstata: o que é, como se deteta e como se trata
Prof. Doutor Estevão Lima,  coordenador Nacional da Urologia da CUF
08 Out. 2019

A próstata é uma glândula exócrina do aparelho genital masculino fundamental para a reprodução. A sua principal função é segregar um conjunto de substâncias que são responsáveis, entre outras funções, pela liquefação do esperma depois da ejaculação e pela preservação dos espermatozoides para a fecundação através dos nutrientes e bactericidas presentes no esperma.

Agenda News Farma

Apoio