Opinião
O Dr. André Andraz da Cruz, oncologista no Hospital Particular do Algarve, Grupo HPA Saúde, partilha a influência das novas terapêuticas sistémicas nas abordagens locais no cancro da bexiga. Esta neoplasia é considerada a sexta mais frequente no homem, sendo o tabagismo um fator de risco importante. Leia o artigo de opinião.
Em Portugal, cerca de oito em cada dez casos de cancro do ovário são diagnosticados numa fase avançada, essencialmente devido à falta de existência de rastreios e aos sintomas inespecíficos deste tipo de cancro. Além da idade, o fator de risco mais exuberante no cancro do ovário é o genético. No âmbito da campanha “Eu preferia saber… que a mutação BRCA pode mudar a minha história”, a Dr.ª Filipa Ferreira da Silva, da Fundação Champalimaud, deixa um artigo de opinião sobre o tema.
A Prof.ª Doutora Sofia Braga e a Dr.ª Ana Duarte Mendes, médicas no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, fazem uma reflexão sobre a experiência da utilização de trastuzumab deruxtecano (TDxd) no tratamento do cancro da mama. Leia o artigo de opinião.
A Prof.ª Doutora Joana Marinho, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, partilhou o impacto da avaliação oncogeriátrica na prática clínica. Leia o artigo de opinião.
A Dr.ª Andreia Chaves, assistente hospitalar em Oncologia Médica, no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) destaca a abordagem terapêutica do cancro do pulmão com mutação KRAS G12C. Leia o artigo de opinião.
O Dr. Alexandre Sarmento, assistente hospitalar de Imuno-hemoterapia no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, partilha a sua visão sobre a adesão terapêutica na trombose relacionada com a Oncologia. Leia o artigo de opinião.
A Prof.ª Doutora Elsa Madureira, do Centro Hospitalar e Universitário de São João, destaca a importância de investir na melhoria do estado nutricional para o aumento do tempo de sobrevivência e qualidade de vida das pessoas com cancro gástrico metastizado em Cuidados Paliativos. Leia o artigo de opinião.
Leia o artigo de opinião da Dr.ª Elsa Campôa, onde a oncologista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve partilha a sua visão sobre o contexto atual do tratamento do carcinoma da nasofaringe metastático.
O simpósio anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO) dedicado ao cancro gastrointestinal realizou-se entre os dias 19 e 21 de janeiro, em São Francisco, nos Estados Unidos da América. A Dr.ª Alícia Oliveira, médica oncologista no Hospital de Évora, faz uma seleção global das comunicações que considerou mais interessantes na área do cancro gástrico e esofágico.
O simpósio anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO) dedicado ao cancro gastrointestinal realizou-se entre os dias 19 e 21 de janeiro, em São Francisco, nos Estados Unidos da América. A Dr.ª Sara Meireles, médica oncologista no Centro Hospitalar de São João no Porto, faz uma seleção global das comunicações mais relevantes na área hepato-bilio-pancreática.