Opinião

Cistectomia: "O enfermeiro estomaterapeuta é a força motriz em todo o processo"
Ana Carolina Martins
18 Jun. 2024

Em Portugal, no ano 2020, houve 2068 novos casos de cancro da bexiga. Apesar de ser mais frequente no sexo masculino, existe alguma prevalência no sexo feminino. Dados da Globocan indicam que, no mesmo ano, a incidência foi de 1903 doentes do sexo masculino para 705 novos casos no sexo feminino. O cancro da bexiga é o tipo mais frequente de carcinoma urotelial, sendo a idade média de diagnóstico cerca de 70 anos. Leia o artigo de opinião de Ana Carolina Martins, enfermeira estomaterapeuta, no Serviço de Urologia - ULS Santa Maria.

Intensificação de tratamento no mCSPC: como selecionar?
André Mansinho
11 Jun. 2024

André Mansinho, oncologista na ULS de Santa Maria, partilha um artigo de opinião sobre o tratamento para o carcinoma da próstata metastático sensível à castração (mCSPC) e como se deve selecionar a intensificação do tratamento para esta patologia. Leia o artigo.

Cancro colorretal: tratamento adjuvante versus neoadjuvante no cancro do cólon
Ana Faria Harrison
04 Jun. 2024

Ana Faria Harrison, assistente graduada de Oncologia Médica no Hospital da Luz de Oeiras, compara o tratamento adjuvante com o tratamento neoadjuvante no cancro do cólon. No seu artigo de opinião, destaca que "a inovação e disseminação de técnicas de Medicina molecular e ADN tumoral circulante poderá trazer novos dados de estadiamento, resposta a terapêutica e prognóstico, permitindo a tão desejável personalização de tratamento". Leia o artigo.

Cancro colorretal: “O rastreio pode permitir a deteção e remoção de pólipos antes de se tornarem malignos”
Eugénia Cancela
02 Abr. 2024

Leia o artigo de opinião da autoria de Eugénia Cancela, gastrenterologista e membro da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), sobre o cancro colorretal e medidas de prevenção que devem ser tidas em consideração para diagnósticos atempados.

Estudo-piloto português: integração de biópsias líquidas no cancro do pulmão pós-operatório em fase inicial
Joana Espiga de Macedo
22 Jan. 2024

Joana Espiga de Macedo, consultora do Serviço de Oncologia Médica da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV), concretizou o Programa Doutoral em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 18 de dezembro de 2023. Leia o artigo de opinião que aborda o estudo “Implementation of a Pilot Study to Analyze Circulating Tumor DNA in Early-Stage Lung Cancer”.

ESMO 2023: Marcos Pantarotto comenta destaques do CPNPC com alterações moleculares em estádio precoce
Dr. Marcos Pantarotto
12 Dez. 2023

A convite da My Oncologia, o Dr. Marcos Pantarotto, da Fundação Champalimaud, destacou e comentou os resultados do estudo ALINA, em doentes com cancro do pulmão de não pequenas células (CPNPC), que foram apresentados na ESMO 2023. Apesar de dados de sobrevivência global ainda imaturos, foi claro o benefício clínico estatisticamente significativo da terapêutica com alectinib em termos de sobrevivência livre de doença nos doentes de CPNPC, em estádios IB a IIIA com expressão positiva de cinase do linfoma anaplásico (ALK+). Leia o artigo da autoria do Dr. Marcos Pantarotto.

Educar e sensibilizar para diagnosticar
Dr. João Vasco Barreira
05 Dez. 2023

No dia 17 de novembro, assinalou-se o Dia Mundial do Cancro da Próstata, que pretende contribuir para a consciencialização da saúde do homem, em especial para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. O Dr. João Vasco Barreira, do Hospital CUF Oncologia, partilhou um artigo de opinião sobre a importância de diagnosticar o cancro da próstata.

A importância da prevenção: cancro da próstata e diabetes
Dr. Miguel Guimarães
07 Nov. 2023

Leia o artigo de opinião do Dr. Miguel Guimarães, do Centro Hospitalar e Universitário de São João e sócio da GIROHC, sobre a importância incontornável da prevenção em Saúde, nomeadamente no cancro da próstata e na diabetes.

+INTESTINO: uma abordagem integrada na prevenção do cancro colorretal
Dr. Vítor Neves
24 Out. 2023

No âmbito da iniciativa +INTESTINO, o Dr. Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, partilha um artigo de opinião sobre o cancro colorretal.

Cancro da bexiga: influência das novas terapêuticas sistémicas nas abordagens locais
Dr. André Andraz da Cruz
11 Jul. 2023

O Dr. André Andraz da Cruz, oncologista no Hospital Particular do Algarve, Grupo HPA Saúde, partilha a influência das novas terapêuticas sistémicas nas abordagens locais no cancro da bexiga. Esta neoplasia é considerada a sexta mais frequente no homem, sendo o tabagismo um fator de risco importante. Leia o artigo de opinião. 

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGileadGSKJohnson & Johnson Innovative MedicineLilly

 

MerckMSDNovartisRocheTakeda

 

Daiichi-Sankyo | AstraZenecaMSD | AstraZeneca