Entrevistas

Inteligência artificial auxilia diagnóstico dos tumores da pele
Prof. Doutor Josep Malvehy
07 Abr. 2020

“Diagnóstico de cancro da pele: uma viagem da Dermatoscopia à Inteligência Artificial” foi o tema da palestra apresentada pelo Prof. Doutor Josep Malvehy, diretor da unidade de melanoma do Hospital Clínico de Barcelona, na conferência “Sol e Pele: saber conviver”. Em entrevista ao My Oncologia, o especialista denotou os avanços no tratamento dos tumores da pele e o contributo da Inteligência Artificial (IA) no diagnóstico. Assista ao vídeo.

Genética do melanoma vivencia fortes avanços
Prof.ª Doutora Susana Piug
24 Mar. 2020

“O melanoma, de todos os tumores em humanos, é o que apresenta maior importância a nível da predisposição genética e já conhecemos os genes que dão esta predisposição em 95% dos casos de melanoma familiar.” Quem o afirma é a Prof.ª Doutora Susana Piug, diretora do serviço de Dermatologia do Hospital Clínico de Barcelona, no decorrer da conferência “Sol e Pele: saber conviver”, onde deu uma palestra sobre a Genética. Assista às declarações.

APCC rejeita uso dos solários e reforça sensibilização junto dos adultos
Prof. Doutor Osvaldo Correia
24 Mar. 2020

“O solário está para a pele muito mais do que o tabaco está para o pulmão.” A afirmação parte do Prof. Doutor Osvaldo Correia, presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC). Em entrevista ao My Oncologia, o especialista salientou a falta de fiscalização dos solários em Portugal e destacou os comportamentos de risco associados ao sol. A entrevista aconteceu no decorrer da conferência “Sol e Pele: saber conviver”, realizada no dia 29 de fevereiro, na Universidade Católica de Lisboa. Assista às declarações.

Cancer Summit promove discussão sobre a imunoterapia em cancro da cabeça e pescoço
Dr.ª Leonor Ribeiro
17 Mar. 2020

Dirigido a todos os profissionais de saúde com interesse na área dos tumores sólidos, “onde a imunoterapia tem dado resultados importantes”, o Cancer Summit é um evento promovido pela MSD que irá reunir especialistas para debater o tema. Do comité científico do cancro da cabeça e pescoço, a Dr.ª Leonor Ribeiro explica ao My Oncologia no que consiste esta iniciativa e qual a importância do workshop sobre este tipo de tumores junto da comunidade médica. Assista às declarações em vídeo da especialista.

Encontros da Primavera 2020, “uma das reuniões mais antigas do país que se mantém atrativa e multidisciplinar”
Dr. Pedro Chinita
05 Mar. 2020

Os Encontros da Primavera decorrem em Évora, entre os dias 17 e 20 de junho. O My Oncologia falou com o Dr. Pedro Chinita, do steering committee da reunião, que reforça a importância desta reunião para os profissionais de saúde, que podem partilhar a sua experiência clínica e adquirir conhecimento científico. Assista ao vídeo da entrevista.

O futuro da combinação tripla no tratamento do melanoma metastático BRAF mutado
Dr. Hugo Nunes
02 Mar. 2020

No evento dedicado ao tratamento de melanoma metastático BRAF mutado, promovido pela Pierre Fabre, o Dr. Hugo Nunes, do IPO de Lisboa, foi o palestrante convidado para a abordar o que está em linha na investigação e desenvolvimento para o melanoma irressecável ou metastático neste subtipo de mutação. As expectativas assentam da combinação tripla, que associa inibidores dirigidos com a imunoterapia, como explica, em entrevista, na medida em que poderá potenciar a eficácia terapêuticas e aumentar os outcomes em sobrevivência. No entanto, aguardam-se ainda respostas a importantes questões da sua aplicação, às quais vários ensaios clínicos visam responder.

Evento Cancer Summit coloca biomarcadores no centro da orientação terapêutica
Prof.ª Doutora Paula Borralho
02 Mar. 2020

A orientação terapêutica dos doentes – Medicina Personalizada – é cada vez mais importante, uma vez que permite aumentar a capacidade na identificação dos doentes que vão ou não responder ao tratamento. É desta forma que a Prof.ª Doutora Paula Borralho explica a importância da realização do evento Cancer Summit, promovido pela MSD, particularmente no que respeita ao workshop sobre biomarcadores, no qual marcará presença na qualidade de moderadora. Assista ao vídeo da entrevista. 

Controvérsias na intensidade terapêutica nos doentes com carcinoma da orofaringe HPV positivo
Prof. Doutora Cláudia Vieira e a Dr.ª Leonor Ribeiro
24 Fev. 2020

Inserida na reunião Perspectivas em Oncologia VIII, e patrocinada pelos serviços de Oncologia Médica e de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar São João, decorreu, no dia 14 de fevereiro, a sessão subordinada ao tema "Controvérsias na Intensidade terapêutica nos doentes com carcinoma da orofaringe HPV positivo". Sobre esta temática, foram convidadas a intervir a Prof. Doutora Cláudia Vieira e a Dr.ª Leonor Ribeiro, cujas respetivas perspetivas se complementam. Assista aos vídeos.

Quais os maiores desafios de um oncologista num hospital periférico?
Dr.ª Daniela Azevedo
21 Fev. 2020

Apesar da “constante disponibilidade e colaboração entre colegas de hospitais centrais, o principal desafio assenta na necessidade de articulação com especialidades, sobretudo cirúrgicas, inexistentes no centro periférico”. Quem o diz é a Dr.ª Daniela Azevedo, do Hospital de Vila Real, que, em entrevista ao My Oncologia, abordou os principais desafios que um jovem oncologista sente ao trabalhar num hospital periférico. Leia a entrevista na íntegra.

Encontros da Primavera 2020: comunidade oncológica regressa ao Alentejo
Dr. Miguel Barbosa
21 Fev. 2020

Os Encontros da Primavera "constituem sempre um momento muito agradável para a comunidade oncológica". A edição de 2020 decorre entre os dias 17 e 20 de junho, na cidade de Évora, e traz “um programa equilibrado com temas interessantes da ordem do dia”. Estas foram algumas das garantias dadas pelo Dr. Miguel Barbosa, steering committee da reunião, em entrevista ao My Oncologia. Assista ao vídeo.

Newsletter

PUB

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSMerck

 

MSDPfizer OncologyRocheTakeda