Entrevistas

Dr. André Mansinho: “A perceção global é que o número de diagnósticos e de doentes tratados seja menor”
Rita Asseiceiro
24 Nov. 2020

Médicos de família sobrecarregados. Limitações no acesso a consultas. Desvio de profissionais. Redução de procedimentos e de acesso a meios de diagnóstico. Estas são algumas das situações que fazem prever um decréscimo no número de diagnósticos e de doentes tratados, embora o Dr. André Mansinho ressalve que não existem ainda dados efetivos que o comprovem. Por outro lado, o oncologista dá a conhecer a realidade do Hospital Santa Maria, em Lisboa, revelando que houve um aumento de primeiras consultas, face a 2019.

Dr.ª Margarida Felizardo: Medos sobre a imunoterapia em doentes com CPNPC metastático “deixam de ter espaço”
Dr.ª Margarida Felizardo
24 Nov. 2020

Os medos que existiam, inicialmente, sobre imunoterapia em doentes com cargas tumorais elevadas e com metastização cerebral “deixam de ter espaço”. Esta é a conclusão a reter da intervenção da Dr.ª Margarida Felizardo, no evento “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia”, onde apresentou, com a Dr.ª Encarnação Teixeira, dois casos clínicos “muito especiais”.

Dr. Paulo Calvinho apela a maior investimento na deteção precoce do cancro do pulmão
Dr. Paulo Calvinho
24 Nov. 2020

O Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão assinala-se em novembro. Em entrevista ao My Oncologia, o Dr. Paulo Calvinho, coordenador da Unidade de Cirurgia torácica do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, aborda o impacto que a COVID-19 está a ter no diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão, nomeadamente a diminuição das listas de espera e do número de doentes discutidos em reuniões multidisciplinares. Além disso, defende a necessidade de investimento na deteção precoce, como forma de aumentar a sobrevida dos doentes e reduzir os custos para o Serviço Nacional de Saúde.

Foco na investigação e cooperação na continuidade ao atual mandato do NIJE
Dr. Diogo Martins Branco
17 Nov. 2020

No âmbito das eleições para o Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), que decorrem entre os dias 12 e 19 de novembro, a My Oncologia esteve à conversa com o Dr. Diogo Martins Branco, oncologista do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) e atual membro do NIJE, sobre as principais áreas de atuação da Lista C e o seu foco na investigação e cooperação nacional e internacional. Veja a entrevista em vídeo.

Investigação, multidisciplinariedade e representatividade: os pilares da Lista M para o NIJE
Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa
17 Nov. 2020

A propósito das eleições para o Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), que decorrem de 12 a 19 de novembro, a My Oncologia conversou com o Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa, oncologista no Hospital CUF Tejo, sobre a Lista M e o seu foco na investigação, multidisciplinariedade e representatividade. Assista ao depoimento em vídeo.

Prof.ª Doutora Catarina Eloy: “A anatomia patológica está a entrar numa fase de digitalização progressiva”
Prof.ª Doutora Catarina Eloy
17 Nov. 2020

“A anatomia patológica está a entrar numa fase de digitalização progressiva, que começa a trazer ferramentas únicas de inteligência artificial para a apreciação de tumores”. Foi sobre elas que incidiu a apresentação da Prof.ª Doutora Catarina Eloy, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), no evento “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia”, realizado a 10 de outubro.

Dr.ª Encarnação Teixeira: “Aguardam-se grandes desafios” na investigação do cancro do pulmão
Dr.ª Encarnação Teixeira
10 Nov. 2020

O evento da MSD “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia” contribuiu, de acordo com a Dr.ª Encarnação Teixeira, membro da Comissão Científica, para o melhor esclarecimento da nova etapa do tratamento. A discussão “ultrapassou as expectativas em relação aos objetivos pretendidos” e “aguardam-se grandes desafios”.

Dr.ª Ana Figueiredo faz “perguntas difíceis” ao austríaco Dr. Maximilian Hochmair no “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia”
Dr.ª Ana Figueiredo
03 Nov. 2020

“Nos doentes que têm metastização cerebral assintomática, justifica-se fazer o tratamento local antes de iniciar a imunoterapia ou deve-se fazer como já se fazia com os inibidores das tirosina quinases?”. Esta foi uma das questões levantadas pela Dr.ª Ana Figueiredo ao especialista austríaco Dr. Maximilian Hochmair, no evento “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia”, que se realizou a 10 de outubro.

Congresso da ESMO 2020: os estudos mais relevantes na área do cancro do pulmão
Prof.ª Doutora Bárbara Parente
03 Nov. 2020

A convite da My Oncologia, a Prof.ª Doutora Bárbara Parente, pneumologista do Hospital CUF Porto, partilhou os estudos que considerou mais relevantes, apresentados no congresso da ESMO 2020 na área do cancro do pulmão. Veja o vídeo.

Dr. Fernando Barata considera o evento “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia” um desafio superado
Dr. Fernando Barata
21 Out. 2020

O evento “Cancro do Pulmão: o Doente no Centro da Imunoterapia” é sempre um marco na formação médica e, este ano, não foi exceção, mesmo tendo decorrido online, a 10 de outubro. É a opinião do Dr. Fernando Barata, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Para si, como membro da Comissão Científica, o desafio foi superado.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKIpsenLillyMerck

 

MSDMylanPfizer OncologySanofi GenzymeTakeda