Entrevistas

Atezolizumab: um novo paradigma no tratamento do cancro da mama avançado triplo negativo
Dr.ª Ana Joaquim
21 Jan. 2020

“Um novo paradigma no diagnóstico e tratamento do cancro da mama avançado triplo negativo” foi o assunto em foco no Simpósio Roche, que decorreu no passado dia 29 de novembro, no âmbito do 16.º Congresso Nacional de Oncologia. A Dr.ª Ana Joaquim, oncologista do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, em entrevista ao My Oncologia, sumarizou a sua intervenção sobre “Racional para a utilização de estratégias baseadas em imunoterapia no cancro da mama e de seleção do doente candidato”.

Estudo CARD atribui um novo lugar ao cabazitaxel na sequência de tratamento do CPmRC
Prof.ª Doutora Isabel Fernandes
10 Jan. 2020

A Prof.ª Doutora Isabel Fernandes, oncologista no Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa Norte, a quem coube, na qualidade de moderadora, introduzir e concluir a sessão Meet the Expert "Resultados do Ensaio Clínico CARD: Impacto na prática clínica", esclarece que este estudo mostrou que o cabazitaxel tem lugar na sequência de tratamento de doentes com cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC) após docetaxel e uma linha hormonal. Veja o vídeo.

Resultados do ensaio CARD favorecem o cabazitaxel na rPFS e OS em doentes com CPmRC
Prof. Doutor Daniel Castellano
10 Jan. 2020

Convidado para apresentar, no 16.º Congresso Nacional de Oncologia, os resultados do estudo CARD – um importante estudo de fase III que compara a eficácia do cabazitaxel com o tratamento hormonal em doentes com cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC) – o Prof. Doutor Daniel Castellano, investigador do estudo no Hospital Universitário 12 Octubre em Madrid, destaca as vantagens do cabazitaxel nos principais endpoints. Assista ao vídeo.

Quais são as opções terapêuticas disponíveis para doentes com cancro colorretal metastático com mutação BRAF?
Dr.ª Anabela Barros
06 Jan. 2020

No European Society for Medical Oncology (ESMO) - 21st World Congress of Gastrointestinal Cancer 2019 (ESMO-GI) estiveram em evidência as opções terapêuticas disponíveis para doentes com cancro colorretal metastático com mutação BRAF. A Dr.ª Anabela Barros, diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), avançou ao My Oncologia as mais recentes novidades, nesta última entrevista de uma série de cinco que convidamos a visionar. Assista ao vídeo.

Cancro do pulmão de células não pequenas: “A probabilidade de sobrevivência aumenta em 50% com um tratamento combinado”
Dr. Delvys Rodriguez-Abreu
23 Dez. 2019

Subordinado ao tema “O doente no centro da imunoterapia”, a MSD promoveu pelo terceiro ano consecutivo um workshop que reuniu especialistas nacionais e internacionais, promovendo a partilha de experiências e perspetivas sobre o tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas avançado/metastático. Em retrospetiva, conversámos com o Dr. Delvys Rodriguez-Abreu, do Hospital Insular Universitario de Gran Canaria, que participou nesta reunião científica decorrida a 12 de outubro.

Por que motivo é importante uma aposta na Oncologia Geriátrica?
Dr. Vasco Fonseca
17 Dez. 2019

O Dr. Vasco Fonseca, médico oncologista no Hospital São Francisco Xavier, foi entrevistado pelo My Oncologia sobre a importância da Geriatria Oncológica aos olhos da Sociedade Internacional de Geriatria Oncológica (SIOG). O representante nacional da Sociedade explica quais os desafios que um doente geriátrico oncológico enfrenta e por que motivo é importante uma aposta na Oncologia Geriátrica. Leia a entrevista na íntegra.

Quais são os maiores desafios no tratamento de doentes com cancro colorretal metastático com mutação BRAF?
Dr.ª Anabela Barros
17 Dez. 2019

Os desafios no tratamento de doentes com cancro colorretal metastático com mutação BRAF estiveram em foco no European Society for Medical Oncology (ESMO) 21st World Congress of Gastrointestinal Cancer 2019 (ESMO-GI). A Dr.ª Anabela Barros, diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), partilhou com o My Oncologia a sua perspetiva profissional, repartida numa série de entrevistas. Assista ao vídeo e às entrevistas anteriores.

O papel do geneticista no acompanhamento das doentes com mutações BRCA
Dr. João Silva
12 Dez. 2019

Como representante da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH), o Dr. João Silva integrou o Steering Committee do Ovarian Cancer Summit (OCS), confessando o seu agrado com a integração do geneticista no acompanhamento da doente com cancro do ovário. Assista ao vídeo.

A importância da cirurgia primária e das abordagens multidisciplinares
Dr.ª Cristina Frutuoso
12 Dez. 2019

Relembrando a importância da cirurgia primária de qualidade e a abordagem multidisciplinar a Dr.ª Cristina Frutuoso foi convidada, enquanto presidente da Secção de Ginecologia Oncológica da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, para participar no Steering Committee do Ovarian Cancer Summit (OCS) promovido pela aliança AstraZeneca e MSD. Assista ao vídeo.

Pré-tratamento do cancro do ovário com inibidores PARP: vantagens e consequências
Prof. Doutor Christian Marth
12 Dez. 2019

Diretor e professor do departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Innsbruck, na Áustria, o Prof. Doutor Christian Marth foi um dos palestrantes internacionais convidados no Ovarian Cancer Summit onde partilhou a sua visão otimista sobre o impacto dos inibidores PARP no cancro do ovário. Assista ao vídeo.

Newsletter

PUB

 

Apoio


astrazenecaBayerBMSMerckMSDPfizer OncologyRocheTakeda