Entrevistas

Novidades da Imunoterapia no cancro do pulmão em discussão na CUF Update in Oncology
Dr.ª Encarnação Teixeira
20 Ago. 2019

A CUF Academic Center e CUF Instituto de Oncologia organizam a 4.ª edição da CUF Update in Oncology no dia 25 de outubro em Coimbra, em local ainda a definir. O programa preliminar já se encontra disponível online. A Dr.ª Encarnação Teixeira, pneumologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, abordará as novidades da Imunoterapia no cancro do pulmão. Em entrevista ao My Oncologia, a especialista evidencia a importância do tema. Leia a entrevista. 

O papel da biópsia líquida no Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Dr.ª Rosário Pinto-Leite, Dr.ª Patrícia Gago, Dr. António Teira e o Dr. Miguel Barbosa
13 Ago. 2019

A adoção da biópsia líquida na área clínica tornou-se uma realidade em vários centros nacionais. O My Oncologia, com o objetivo de conhecer a aplicação da técnica no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), entrevistou a geneticista Dr.ª Rosário Pinto-Leite, responsável do Laboratório de Genética Médica, e os oncologistas Dr.ª Patrícia Gago, investigadora de um estudo sobre o uso da biópsia líquida em doentes com cancro colorretal metastizado, Dr. António Teira, coordenador desse estudo de investigação, e o Dr. Miguel Barbosa, ainda como diretor do Serviço de Oncologia do CHTMAD, antes de ser substituído pela Dr.ª Marta Sousa, para assumir a função de diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de São João.

Sequenciação de nova geração: R(revolução) na genómica do cancro?
Prof. Doutor Manuel Teixeira
13 Ago. 2019

Na 11.ª edição do Personalised Healthcare in Oncology, organizada pela Roche, o Prof. Doutor Manuel Teixeira, diretor do Serviço de Genética do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, debateu a questão se a sequenciação de nova geração (NGS) é uma evolução ou uma revolução a nível da genómica do cancro, elucidando sobre as vantagens e especificidades desta tecnologia. O evento ocorreu a 6 de junho, nas instalações da Roche Portugal.

Comunicar para humanizar a Medicina: “Sim, a melhoria da comunicação consta da minha lista de projetos a implementar”
Dr.ª Marta Sousa
13 Ago. 2019

A Dr.ª Marta Sousa, recentemente nomeada diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em conversa com o My Oncologia, salientou a importância da comunicação médico/doente, referindo que a melhoria da mesma consta na sua lista de projetos a implementar.

Qual o valor do perfil genómico no tratamento do cancro?
Prof. Doutor Christophe Le Tourneau
06 Ago. 2019

A 6 de junho, a 11.ª edição do “Personalised Healthcare in Oncology” contou com a presença do Prof. Doutor Christophe Le Tourneau, diretor do Department of Drug Development and Innovation (D3i), no Instituto Curie, em Paris, França. Na sua palestra intitulada “Moving forward: the value of comprehensive genomic profile in patient care”, o oncologista sumarizou o estado de arte do tratamento oncológico e reviu alguns artigos que avaliaram se a escolha de uma terapêutica direcionada para o perfil genómico do doente, independentemente da localização e histologia do tumor, correspondia a um melhor outcome. O evento foi realizado pela Roche Portugal, na sua sede.

Mediadores moleculares e celulares de malignidade em tumores cerebrais: o que se faz em Portugal?
Prof. Doutor Bruno Costa
30 Jul. 2019

O papel das alterações moleculares nos tumores gliomas mais prevalentes do sistema nervoso central e o que essas modificações permitem no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas mais precisas e eficazes para estes doentes é um dos objetivos do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Universidade do Minho. A garantia foi dada pelo Prof. Doutor Bruno Costa, investigador desta faculdade, em entrevista ao My Oncologia, sobre o Curso em Investigação, no qual participou, na qualidade de formador.

A influência do hospedeiro na resposta à Imunoterapia
Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva
30 Jul. 2019

The influence of the host in the response to Immunotherapy: age, sex and microbiome”, foi o título da palestra da Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva, oncologista do Melanoma Institute Australia, Sydney, no evento “Shaping tomorrow: redefining cancer Immunotherapy”, promovido pela Roche. Em entrevista ao My Oncologia, a especialista sumarizou os pontos principais da sua apresentação e a sua opinião sobre a importância da realização deste tipo de eventos.

Aproximar o investigador e o médico para melhorar a qualidade de vida do doente oncológico
Prof.ª Doutora Maria José Oliveira
23 Jul. 2019

Sobre o tema “O papel do microambiente tumoral no carcinoma colorretal”, a Prof.ª Doutora Maria José Oliveira divulgou o trabalho que tem vindo a ser realizado no Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), na Universidade do Porto (UP). Em entrevista ao My Oncologia, a investigadora explicou que mesmo “numa fase preliminar” o laboratório, do qual faz parte, conseguiu já consolidar a existência de “marcadores e moléculas que podem vir a ser utilizadas, quer como diagnóstico como terapia”. Assista ao vídeo.

“A Imunoterapia é considerada um novo paradigma para alguns tumores e uma arma terapêutica adicional para outros”
Dr. Paulo Cortes
23 Jul. 2019

Almejando uma mudança no paradigma organizacional e de pensamento nas áreas da Oncologia e Imunoterapia, a Roche organizou o evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, que decorreu no dia 11 de maio na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos. O Dr. Paulo Cortes, coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital dos Lusíadas Lisboa, integrou o painel de moderadores do evento, tendo moderado a sessão intitulada The influence of host in the response to immunotherapy: age, sex and microbiome. Em entrevista ao My Oncologia, destacou os principais pontos desta apresentação e explicou a relevância deste tipo de eventos para a comunidade médica.

Como moldar o amanhã da Imunoterapia para o cancro?
Dr.ª Ilda Faustino
16 Jul. 2019

Nos últimos anos tem-se acumulado conhecimento sobre a Imunoterapia, mas há desafios que persistem. A 11 de maio, no evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, organizado pela Roche, foram abordadas várias áreas de investigação associadas à Imunoterapia para dar uma perspetiva global do conhecimento atual e das questões que estão por responder. O My Oncologia pediu à Dr.ª Ilda Faustino, oncologista médica do Hospital Senhora de Oliveira - Guimarães, para fazer um balanço sobre esta reunião.

Newsletter

PUB

 

Apoio


BayerBMSMerckMSDPfizer OncologyRocheTakeda