Entrevistas

Imunoterapia: mecanismos de resistência aos inibidores de checkpoint
Prof. Doutor Bruno Silva-Santos
25 Jun. 2019

O Prof. Doutor Bruno Silva-Santos, vice-presidente do Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes, em entrevista ao My Oncologia, resumiu os mecanismos de resistência aos inibidores de checkpoint e as potencias estratégias para os contornar numa palestra intitulada “Mechanisms of resistance to PD-1/PD-L1 inhibitors”. Esta foi uma das palestras que compuseram o programa do evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, promovido pela Roche, a 11 de maio, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

Curso de Investigação da SPO: “aumentar o networking e melhorar a produção científica”
Dr. Diogo Branco
25 Jun. 2019

“Estimular o interesse pela biologia do cancro e perceber de que forma conseguimos transportar esse interesse para a prática clínica e, ainda, beneficiar os nossos doentes com cancro”. As palavras são do Dr. Diogo Branco, do Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), quando questionado sobre o primordial objetivo da realização do Curso de Investigação direcionado a internos de formação em Oncologia médica. Em entrevista ao My Oncologia, o especialista listou os três campos abrangentes na formação. Assista ao vídeo. 

Panorama atual do cancro da mama hereditário BRCA1/BRCA2
Dr.ª Gabriela Sousa
24 Jun. 2019

Em entrevista ao My Oncologia, a Dr.ª Gabriela Sousa, diretora de Serviço de Oncologia Médica do IPO de Coimbra, detalhou o que se sabe atualmente sobre o cancro da mama hereditário BRCA1/BRCA2 e as suas terapêuticas, e partilhou estudos que têm como objetivo avançar no conhecimento desta área. A anterior presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) integra atualmente o Grupo de Trabalho da SPO dedicado ao cancro hereditário.

O papel da imunoterapia na Oncologia: o que se sabe e o que falta saber
Dr.ª Paula Bustorff
18 Jun. 2019

A Roche promoveu o evento denominado “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, cujo programa científico foi elaborado por um painel de peritos na área de Oncologia para melhor responder às necessidades de conhecimento sobre a imunoterapia por parte dos profissionais de saúde. Com o intuito de saber qual o impacto do evento, o My Oncologia entrevistou algumas pessoas da audiência, incluindo a Dr.ª Paula Bustorff, técnica de Farmácia da Fundação Champalimaud, que partilhou a sua opinião sobre o evento e sobre as sessões que considerou mais relevantes.

HPV Clinical Cases: uma abordagem multidisciplinar, para além do cancro do colo do útero
Dr. Daniel Pereira da Silva
11 Jun. 2019

Ainda que a relação entre a infeção pelo papilomavírus humano (HPV) e o cancro do colo do útero seja conhecida, existem outras patologias associadas a este vírus que não são tão abordadas nem discutidas. Como tal, e através da submissão de casos clínicos por parte dos profissionais de saúde, a iniciativa da MSD quer evidenciar esta realidade. Sob o mote “Beyond Cervical Cancer”, o HPV Clinical Cases pretende congregar, selecionar e divulgar o vasto leque de apresentações clínicas resultantes da infeção pelo HPV. O Dr. Daniel Pereira da Silva, membro do comité científico, evidencia a pertinência do tema para a prática clínica em entrevista ao My Oncologia.

Desafios sobre os biomarcadores para a imunoterapia
Prof.ª Doutora Samra Turajlic
11 Jun. 2019

O My Oncologia entrevistou a Prof.ª Doutora Samra Turajlic, consultora médica de Oncologia e cientista clínica do Instituto Francis Crick, em Londres, Reino Unido, sobre a sua palestra denominada “Biomarkers for Immunotherapy: presente and future challenges”, que apresentou no evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, promovido pela Roche, a 11 de maio, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

Dia Internacional dos Ensaios Clínicos: metodologia "contribui para a inovação" e "avalia novos métodos de diagnóstico e tratamento"
Dr. Fernando Barata
28 maio 2019

"Os ensaios clínicos são uma metodologia de investigação utilizada há várias décadas", cujo grande objetivo passa por "tentar, de forma científica, avaliar novos métodos de diagnóstico, tratamento e rastreio e a sua eficácia e segurança, para poderem posteriormente ser aplicados a uma determinada população de doentes". Quem o afirma é o Dr. Fernando Barata, em entrevista ao My Oncologia, a propósito do Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, que se assinalou no último dia 20 de maio.

Qual a melhor estratégia de tratamento para um doente com CPNPC metastático e mutação EGFR?
Dr.ª Ana Rodrigues
20 maio 2019

Na sua comunicação, integrada no simpósio da Astrazeneca, decorrido, no dia 16 de março, durante o 1.º Encontro Terapêuticas-Alvo Torácicas, a Dr.ª Ana Rodrigues, assistente hospitalar de Oncologia do IPO do Porto, lembrou que, nas últimas décadas, “registou-se uma franca evolução a nível do tratamento do cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC)”. Especificamente para a mutação no gene EGFR, estão atualmente disponíveis e aprovados, tanto pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), como pela Food and Drug Administration (FDA), cinco inibidores da tirosina cinase (TKI): erlotinib, gefitinib, afatinib, dacomitinib e osimertinib. A especialista comenta, em vídeo, as principais mensagens da sua apresentação.

Curso sobre emergências oncológicas e tratamento médico intensivo em doentes oncológicos
Dr.ª Judy Paulo
14 maio 2019

Nos dias 10 e 11 de maio decorreu, no Hotel Dona Inês, em Coimbra, a primeira edição do "Curso de emergências em Oncologia/Doente crítico", organizado pelo Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), com o apoio da MSD. A Dr.ª Judy Paulo, presidente do NIJE, em entrevista ao My Oncologia, salienta os principais objetivos deste encontro científico. Assista ao vídeo.

Mudança de paradigma do tratamento do CPNPC ALK+
Prof. Doutor Denis Moro-Sibilot
14 maio 2019

O Prof. Doutor Denis Moro-Sibilot, professor de Medicina Respiratória na Universidade de Grenoble, em França, foi o preletor do simpósio da Takeda, que decorreu no dia 16 de março, por ocasião do 1.º Encontro de Terapêuticas-Alvo Torácicas (ETAT). Subordinado ao tema “New Insights and clinical implications for the treatment of ALK+ NSCLC”, este simpósio incidiu sobre as novas opções de tratamento para o cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) ALK+ que estão atualmente disponíveis.

Newsletter

Opinião

Definição de tratamentos na ambicionada Medicina de Precisão. Serão os testes genéticos a resposta?
Dr.ª Joana Espiga de Macedo, médica oncologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

PUB

 

Apoio


BayerBMSMerckMSDPfizer OncologyRocheTakeda