Entrevistas

Oncologia, Ginecologia e Cirurgia: “A complementaridade leva a um melhor prognóstico do doente”
Dr.ª Rita Sousa
25 Jan. 2022

A Dr.ª Rita Sousa, oncologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte, participou no Curso de Atualização do Cancro do Ovário, promovido pela GSK, disponível até 31 de março, que decorreu de outubro a dezembro, em formato virtual. A especialista realçou os inibidores da PARP como o principal avanço para o tratamento do cancro do ovário. 

Terapêutica de manutenção sob o olhar da Dr.ª Mónica Nave
Dr.ª Mónica Nave
20 Jan. 2022

“Não concebo que se trate do cancro do ovário sem o envolvimento de uma equipa multidisciplinar que tenha estes profissionais. Não é Oncologia de qualidade, seguramente.” Quem o destaca é a Dr.ª Mónica Nave, oncologista no Hospital da Luz. No âmbito do Curso de Atualização do Cancro do Ovário, promovido pela GSK, disponível on demand até 31 de março, a especialista partilha que, para o futuro, desejaria uma cirurgia de qualidade inicial com a recessão macroscópica completa da doença, melhorando a qualidade de vida da doente.

“Tem de haver uma perspetiva multidisciplinar do cancro e o ovário não é exceção”
Dr.ª Joana Bordalo e Sá
20 Jan. 2022

O Curso de Atualização do Cancro do Ovário, promovido pela GSK, que decorreu de outubro a dezembro, e que está disponível até 31 de março, “contribuiu para o conhecimento dos jovens médicos numa patologia que é rara”, partilha a Dr.ª Joana Bordalo e Sá, assistente hospitalar graduada do IPO do Porto. Em entrevista, a especialista destaca os tratamentos de manutenção como o principal avanço da Oncologia médica para o cancro do ovário. Assista ao depoimento.

“A cirurgia só é eficaz porque temos quimioterapia eficaz”
Dr. João Casanova
20 Jan. 2022

“A cirurgia desempenha um papel importante nas doentes que conseguimos operar.” No entanto, a cirurgia apenas é eficaz aquando de um tratamento com quimioterapia igualmente eficaz. Quem o explica é o Dr. João Casanova, ginecologista oncológico na Fundação Champalimaud, no âmbito do Curso de Atualização de Cancro do Ovário, promovido pela GSK, disponível até 31 de março on demand. Assista à entrevista.

Prof.ª Doutora Domenica Lorusso debate cancro do ovário a convite da GSK
Prof.ª Doutora Domenica Lorusso
20 Jan. 2022

O Curso de Atualização do Cancro do Ovário contou também com a participação da Prof.ª Doutora Domenica Lorusso, ginecologista oncológica, do Instituto Nacional de Cancro de Milão, em Itália. A palestrante estrangeira elogiou o curso promovido pela GSK, que pode ser consultado até 31 de março, por ter sido um espaço de partilha da experiência clínica e de conhecimento, como por exemplo como escolher o tratamento mais apropriado para o doente. “O que aprecio neste curso é o impacto prático”, reforça. Assista à entrevista.

Financiamento da darolutamida constitui “um reconhecimento também do custo/eficácia deste medicamento”
Prof. Doutor Carlos Silva
19 Jan. 2022

A darolutamida acaba de ser financiada em Portugal para o tratamento de homens adultos com cancro da próstata resistente à castração não-metastático (CPRCnm), com alto risco de desenvolverem doença metastática. Em declarações à My Oncologia, o Prof. Doutor Carlos Silva, urologista do Centro Hospitalar Universitário de São João, fala sobre este fármaco e as vantagens que o seu financiamento pode representar para os doentes.

Financiamento da darolutamida para CPRCnm: “Temos uma doença a progredir e temos a possibilidade de travar eficazmente essa progressão”
Prof. Doutor Arnaldo Figueiredo
19 Jan. 2022

Foi recentemente financiada em Portugal a darolutamida, um inibidor do recetor de androgénio aprovado para tratamento de doentes com cancro da próstata resistente à castração não metastático (CPRCnm). Em conversa com a My Oncologia, o Prof. Doutor Arnaldo Figueiredo, diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, falou sobre as vantagens deste fármaco.

Financiamento da darolutamida “vem diversificar as opções disponíveis no momento da prescrição”
Dr. Rodrigo Ramos
19 Jan. 2022

A darolutamida, um inibidor dos recetores de androgénios com resultados que comprovam prolongar a sobrevivência do doente com cancro da próstata resistente à castração não-metastático (CPRCnm) sem comprometer a sua qualidade de vida, foi recentemente financiado pelo INFARMED. O Dr. Rodrigo Ramos, urologista no IPO de Lisboa, falou à My Oncologia sobre as mais-valias que este fármaco traz para os homens adultos com CPRCnm com alto risco de desenvolverem doença metastática.

“São esperados palestrantes de grande nível científico no 7.º Encontro de Imuno-Oncologia Torácica”
Dr. Fernando Barata
18 Jan. 2022

É pedida a comparência por parte do Dr. Fernando Barata, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, um dos presidentes do Encontro de Imuno-Oncologia Torácica, a todos os interessados no 7.º encontro, agendado para o dia 22 de janeiro, no Convento de São Francisco, em Coimbra. O especialista falou com a My Oncologia sobre o evento. Assista à entrevista.

“Temos uma geração muito interessada em ensaios clínicos”
Dr.ª Mariana Malheiro
14 Jan. 2022

A Dr.ª Mariana Malheiro, oncologista no Hospital São Francisco Xavier e no Hospital CUF, foi moderadora do webinar “Inovação em Oncologia, da Investigação à Clínica”, que decorreu no passado dia 2 de dezembro, promovido pela GSK. Em entrevista, a especialista destacou a intervenção do Dr. Júlio Oliveira e a experiência do IPO do Porto que têm uma estrutura montada capaz de integrar ensaios clínicos. Assista ao depoimento.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

 

 

 

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDPfizerRocheTecnimedeViatris

 

Aliança Merck | PfizerSERVIER