Entrevistas
Em conversa com a My Oncologia sobre a problemática de cancro da próstata, no contexto do Congresso Centenário da Associação Portuguesa de Urologia (APU), o Prof. Doutor Arnaldo Figueiredo explicou como maximizar o benefício clínico nestes doentes. O urologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi o orador convidado do simpósio organizado pela Bayer que incidiu sobre esta temática. Veja o vídeo.
No Congresso Centenário da Associação Portuguesa de Urologia (APU), que se realizou entre 20 e 22 de outubro, o Prof. Doutor Nicollas Mottet, do Centre Hospitalier de Saint-Étienne, em França, foi orador convidado do simpósio patrocinado pela Bayer. A sessão pretendeu responder à questão: “Como maximizar os benefícios clínicos dos doentes com cancro da próstata.” Veja a entrevista.
O PCaGoal é um projeto criado pela Associação Portuguesa de Urologia, com o apoio do FC Porto e da Bayer, que utiliza o futebol de recreação como uma estratégia promotora de benefícios na saúde dos doentes com cancro da próstata. A iniciativa juntou médicos e doentes na Constituição Park, no Porto, no passado 14 de novembro. A News Farma assistiu ao “pontapé de saída” e recolheu depoimentos de alguns membros do projeto.
A Dr.ª Eva Schumacher-Wulf, editora-chefe do Mamma Mia e co-chair do ABC7, marcou presença na moderação da sessão “Patient advocacy session: complexities of shared decision making”, no ABC7. A moderadora defende que não existe uma decisão para todas as pessoas: “Os doentes são diferentes, bem como os oncologistas”. Veja a entrevista.
“Uma opção laboral flexível para mulheres com cancro da mama avançado seria mais benéfica indo ao encontro das suas preferências e significando uma poupança para o Estado.” Quem o afirma é a Dr.ª Leonor Matos, oncologista na Fundação Champalimaud, no âmbito do estudo desenvolvido para avaliar a situação laboral atual das mulheres com diagnóstico de cancro de mama avançado em Portugal e apresentado no congresso ABC7. Veja a entrevista.
O Dr. André Mansinho, oncologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, esteve presente no Congresso da European Society for Medical Oncology (ESMO 2023) e, neste sentido, comentou os principais highlights em cancro da próstata. Veja a entrevista em vídeo.
A convite da My Oncologia, o Prof. Doutor Nuno Vau, oncologista da Fundação Champalimaud, comentou a sessão patrocinada pela Bayer com o título de “The Science and the art of modern prostate cancer care: improving patient outcomes through intensification and individualisation of treatment”. Esta sessão foi espaço de discussão e de apresentação de resultados, que suportam a mudança do paradigma terapêutico, afirma o especialista. Assista ao depoimento em vídeo.
A Dr.ª Alina Rosinha, oncologista do IPO do Porto, esteve a acompanhar o Congresso da European Society for Medical Oncology (ESMO) 2023, em Madrid. Em entrevista, comenta a sessão intitulada “The Science and the art of modern prostate cancer care: improving patient outcomes through intensification and individualisation of treatment”, na qual se discutiram as várias alternativas terapêuticas e abordagens clínicas disponíveis para ao tratamento do cancro da próstata. Esta sessão permitiu a discussão e avaliação de inúmeros dados e práticas clínicas em doentes com cancro da próstata hormonosenssivel ou resistente à castração. Veja o comentário da oncologista.
A Dr.ª Liliana Oliveira, oncologista do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, trouxe até ao 19.º Congresso Nacional de Cancro Digestivo, um caso clínico de um doente com cancro gástrico metastizado e multitratado, no qual a utilização do trastuzumab deruxtecano se manifestou em resultados clinicamente significativos. Em entrevista, a palestrante destacou a importância de se dispor de uma terapêutica alvo para os ≈ 15-20 % de doentes com cancro gástrico HER2+. Veja a entrevista.
No simpósio patrocinado pela Daiichi Sankyo/AstraZeneca, a Dr.ª Catarina Pulido apresentou a “Evolução do cenário terapêutico do adenocarcinoma gástrico HER2+”. Em conversa com a My Oncologia, a especialista do Hospital da Luz Lisboa, expressa as suas preocupações referentes ao cancro gástrico, mas destaca também os outcomes positivos para os doentes trazidos pelas novas terapêuticas alvo. Veja o vídeo.