Entrevistas

Relevância das sessões e interesse dos participantes garantem o sucesso das XVIII Jornadas de Senologia
Prof. Doutor Luís Costa
12 Out. 2019

A multidisciplinaridade é uma das características inerentes aos congressos organizados pela Sociedade Portuguesa de Senologia e esteve fortemente visível nos dois dias das XVIII Jornadas de Senologia, conforme afirmou em entrevista o Prof. Doutor Luís Costa. O diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte fez notar a elevada participação de todos os participantes das Jornadas, desde a Cirurgia à Radioterapia, passando pela Anatomopatologia e pela Oncologia Médica. "Todos nós aprendemos, sabemos mais e pensamos melhor sobre os nossos doentes" após os diversos momentos de partilha científica e de experiências da prática clínica, garantiu o médico. Assista ao vídeo.

Novas perspetivas de tratamento na doença luminal avançada
Redação News Farma
12 Out. 2019

Coube ao Prof. Doutor Miguel Abreu fazer uma reflexão sobre os grupos de doentes de mau prognóstico, nomeadamente na doença luminal avançada. Em declarações ao My Oncologia, o médico explicou que estes doentes foram englobados em estudos com inibidores de ciclinas, dos quais "vamos tendo dados de sobrevivência global que são francamente positivos e que vão colocando esta estratégia, associada à terapêutica endócrina, como a terapêutica standard a partir daqui". Assista ao vídeo.

Biologia do cancro da mama: seleção do tratamento neoadjuvante por subtipo
Dr.ª Gabriela Sousa
12 Out. 2019

No primeiro dia das XVIII Jornadas de Senologia, a Dr.ª Gabriela Sousa presidiu a sessão intitulada "Biologia do Cancro da Mama: Seleção do tratamento neoadjuvante por subtipo". Em entrevista, a oncologista fez um resumo dos temas debatidos durante a sessão e as mensagens mais importantes a reter. Assista ao vídeo.

Tratamento endócrino neoadjuvante em discussão
Redação News Farma
11 Out. 2019

A Dr.ª Joana Mourato Reis foi uma das palestrantes da sessão sobre "A biologia na individualização do tratamento neoadjuvante", tendo incidido na hormonoterapia neoadjuvante, "um tema interessante e que atualmente se encontra sobre grande escrutinio" no seio científico. A oncologista resumiu os principais tópicos da sua intervenção. Veja o vídeo.

Biópsias líquidas com "enorme potencial" nos diferentes momentos de avaliação dos doentes
Dr.ª Sofia Salta
11 Out. 2019

"Papel das biópsias líquidas: que aplicabilidade?" foi o mote da apresentação da Dr.ª Sofia Salta, do IPO do Porto, no âmbito da sessão "A biologia na individualização do tratamento neoadjuvante" que decorreu no primeiro dia das XVIII Jornadas de Senologia. Em entrevista, a Dr.ª Sofia Salta indicou que a apresentação teve como ponto de partida o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Grupo de Investigação de Epigenética e Biologia do Cancro do IPO do Porto.

Novos biomarcadores na avaliação pré-tratamento de cancro da mama
Redação News Farma
11 Out. 2019

O Prof. Doutor Fernando Schmitt participou na sessão dedicada à "Biologia na individualização do tratamento neoadjuvante" abordando a temática da "Integração das assinaturas moleculares e novos biomarcadores na avaliação pré-tratamento" na qual partilhou com a assistência "quais os biomarcadores que podem ser utilizados antes da terapêutica sistémica e quais os que podem prever melhor a resposta do tratamento", explicou em entrevista.

Discussão multidisciplinar sobre o papel da Imagiologia na avaliação pré-tratamento
Dr. Francisco Aleixo
11 Out. 2019

As XVIII Jornadas de Senologia tiveram início na manhã do dia 11 de outubro, com uma primeira sessão científica dedicada ao tema "Imagiologia: Avaliação pré-tratamento sistémico e predição da resposta”. A sessão foi moderada pelas Dr.ªs Ana Martins e Teresa Santos e presidida pelo Dr. Francisco Aleixo, diretor de Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. No final, o médico radiologista conversou com o My Oncologia sobre a sessão. Assista ao vídeo.

Unir os Cuidados de Saúde Primários e o hospital para um diagnóstico, estadiamento e tratamento mais célere do cancro do pulmão
Dr.ª Lourdes Barradas, diretora do Serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra
01 Out. 2019

“Alertar os médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar para a problemática do cancro do pulmão é o objetivo principal do programa Ligados pela Saúde. As palavras são da Dr.ª Lourdes Barradas, diretora do serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra.. Em entrevista ao My Oncologia, a especialista salienta a “crescente incidência” desta doença, sendo a responsável pela “maior taxa de mortalidade de doença oncológica a nível mundial".

AEOP desenvolve projeto com base na escala MPN10
Enf.º Jorge Freitas
17 Set. 2019

A propósito do Dia Internacional das Neoplasias Mieloproliferativas, que se assinalou no passado dia 12 de setembro, o My Oncologia conversou com o Enf.º Jorge Freitas, membro fundador da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, que, em entrevista, explicou os benefícios da utilização da escala MPN-10 na avaliação da "sintomatologia dos doentes e, consequentemente, melhorar o seu acompanhamento". Leia a entrevista na íntegra.

“Tempo pelo Cancro do Rim”: campanha alerta para a importância do tempo na doença que afeta anualmente mil portugueses
Prof. Doutor Fernando Calais da Silva
17 Set. 2019

“Tempo pelo Cancro do Rim” é mote da campanha que a Bristol Myers Squibb (BMS) lança em parceria com o Grupo Português de Génito-Urinário (GPGU). A iniciativa foi apresentada no dia 12 de setembro nos Cinemas NOS Colombo, Lisboa. O My Oncologia marcou presença no evento e conversou com os embaixadores da campanha, o Prof. Doutor Fernando Calais da Silva, presidente do GPGU, e o locutor de rádio António Sala.

Newsletter

PUB

 

PUB

Apoio


BayerBMSMerckMSDPfizer OncologyRocheTakeda