Entrevistas

A propósito do Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, a My Oncologia esteve à conversa com a Dr.ª Carla Fernandes, diretora médica da GSK em Portugal. A responsável descreveu o panorama atual da Oncologia e áreas adjacentes, tendo em conta a pandemia da COVID-19 e o seu impacto na investigação, tratamentos e qualidade de vida dos doentes. E traçou ainda os objetivos da farmacêutica no que toca ao seu compromisso para com os doentes, assim como as novas terapias e fármacos em desenvolvimento no combate à doença. Leia a entrevista.

A pretexto do Dia Mundial do Cancro, que se assinala hoje, 4 de fevereiro, a diretora da unidade de negócio de Oncologia da AstraZeneca, Diana Malhado, destaca o contributo da biofarmacêutica para a inovação no tratamento oncológico, dando conta das principais linhas de investigação em curso. Acredita que o portefólio tem “marcado a diferença”, mas reconhece que ainda há muito a fazer. Leia a entrevista na íntegra.

“Algo que me deixa preocupado é o rastreio não estar a ser feito de forma adequada”, devido ao contexto de pandemia. Quem o afirma é o Dr. Henrique Nabais, ginecologista e diretor da Unidade de Ginecologia do Centro Clínico Champalimaud, em entrevista à My Oncologia, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção para o Cancro do Colo do Útero. Apesar de termos um plano nacional de vacinação em curso, o verdadeiro problema assenta na diminuição do rastreio do cancro do colo do útero, devido à pandemia.