Newsletter

Atualidade

Registado aumento de casos de cancro da cabeça e pescoço associados à infeção por HPV
13 Ago. 2019

O Prof. Doutor Rui Henrique, presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, revela que se tem verificado um aumento considerável nos casos de cancro da cabeça e pescoço associados à infeção por vírus papiloma humano (HPV), defendendo uma aposta maior na prevenção e diagnóstico precoce.

Entrevistas

O papel da biópsia líquida no Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Dr.ª Rosário Pinto-Leite, Dr.ª Patrícia Gago, Dr. António Teira e o Dr. Miguel Barbosa

A adoção da biópsia líquida na área clínica tornou-se uma realidade em vários centros nacionais. O My Oncologia, com o objetivo de conhecer a aplicação da técnica no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), entrevistou a geneticista Dr.ª Rosário Pinto-Leite, responsável do Laboratório de Genética Médica, e os oncologistas Dr.ª Patrícia Gago, investigadora de um estudo sobre o uso da biópsia líquida em doentes com cancro colorretal metastizado, Dr. António Teira, coordenador desse estudo de investigação, e o Dr. Miguel Barbosa, ainda como diretor do Serviço de Oncologia do CHTMAD, antes de ser substituído pela Dr.ª Marta Sousa, para assumir a função de diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de São João.

Sequenciação de nova geração: R(revolução) na genómica do cancro?
Prof. Doutor Manuel Teixeira

Na 11.ª edição do Personalised Healthcare in Oncology, organizada pela Roche, o Prof. Doutor Manuel Teixeira, diretor do Serviço de Genética do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, debateu a questão se a sequenciação de nova geração (NGS) é uma evolução ou uma revolução a nível da genómica do cancro, elucidando sobre as vantagens e especificidades desta tecnologia. O evento ocorreu a 6 de junho, nas instalações da Roche Portugal.

PUB

 

Apoio


BayerBMSMerckMSDPfizer OncologyRocheTakeda