Atualidade

24 Fev. 2020

Partindo do sucesso da iniciativa “oito meses, oito cursos”, o Núcleo de Internos e Jovens Especialistas (NIJE) da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) volta a repetir, este ano, o mesmo conjunto de temáticas num ciclo formativo, ao qual se somam novos projetos como workshops e extensão dos cursos online. O plano de atividades do NIJE para 2020 foi apresentado no decorrido 16.º Congresso Nacional de Oncologia.

21 Fev. 2020

A European Accreditation Council for Continuing Medical Education (EACCME) atribuiu o máximo de 19 European CME credits (ECMEC), o número máximo de créditos, aos Encontros da Primavera 2020. 

18 Fev. 2020

A OncoDNA anunciou hoje que concluiu um financiamento de capital de série B de 19 milhões de euros. O novo financiamento apoiará o rápido crescimento internacional, acelerará o desenvolvimento de software e as iniciativas de contratação.  

11 Fev. 2020

O Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) acaba de receber um novo membro: a Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale). A organização junta-se, desta forma, à Respira, à Fundação Portuguesa do Pulmão, ao Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF, à Liga Portuguesa Contra a Sida, à Associação Portuguesa de Asmáticos, à Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, à Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes, à Liga Portuguesa Contra o Cancro, à Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca e à Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.  

11 Fev. 2020

A Medicina, acima de tudo a área de Oncologia, está de luto após o falecimento do Dr. José Guimarães dos Santos, cirurgião oncológico e primeiro presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto Francisco Gentil. O médico faleceu aos 85 anos no passado dia 31 de janeiro e deixa um legado incontornável na área da Oncologia nacional.

11 Fev. 2020

“A cada 18 segundos, uma pessoa no mundo morre com cancro do pulmão”. Esta foi uma das mensagens de alerta partilhadas durante o lançamento da Aliança para o Cancro do Pulmão, iniciativa inspirada no projeto The Lung Ambition Alliance. A assinatura do protocolo decorreu no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado no dia 4 de fevereiro, onde se reuniram várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Pulmonale, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca. As associações unem assim esforços para combater o cancro do pulmão, tumor que não é o mais prevalente em Portugal, mas é o que mais mata. O My Oncologia marcou presença na assinatura do protocolo e conversou com os representantes das associações envolvidas nesta Aliança. Leia a reportagem na íntegra.

11 Fev. 2020

Foi no passado dia 12 de dezembro de 2019 que, pela vontade de um grupo de doentes de cancro renal avançado, nasceu a Associação de Cancro do Rim de Portugal (AC RIM). A instituição tem como objetivo “representar e apoiar a comunidade portuguesa dos doentes de cancro renal através da defesa dos associados, consciencialização, informação e pesquisa”, revela o Dr. Francisco Rodrigues, presidente do recém-criado organismo.

28 Jan. 2020

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica, abrem as candidaturas para a 1.ª Edição da Bolsa de Investigação em Leucemia Linfocítica Aguda (LLA). Uma bolsa, no valor de 10 mil euros, que procura impulsionar a investigação científica e/ou epidemiológica desta doença hematooncológica. As candidaturas estão abertas até 15 de março.

28 Jan. 2020

Um estudo sobre inflamações no interior da boca, em consequência de radio ou quimioterapia, em crianças com doença oncológica, realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, é o vencedor da 4.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP. O prémio de 15 mil euros vai ser entregue no 6.º Seminário de Oncologia Pediátrica, que decorre no dia 8 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

21 Jan. 2020

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, identificaram um “novo mecanismo” celular que, com a distribuição correta dos cromossomas durante o processo de divisão celular, evita anomalias associadas ao cancro.

Newsletter

PUB

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSMerck

 

MSDPfizer OncologyRocheTakeda