Atualidade

21 Jun. 2022

A MSD Portugal promoveu uma Lecture Tour sob o mote “New approaches in 1st line treatment of mRCC”, com o objetivo de debater as questões práticas da gestão dos doentes com cancro das células renais avançado tratados com axitinib-pembrolizumab, recentemente financiado pelo INFARMED, que decorreu no Marriott Lisboa e no Hotel Axis Porto, nos dias 20 e 21 de abril.

09 Jun. 2022

Este foi o título do Simpósio Satélite patrocinado pela BMS no âmbito dos Encontros da Primavera. Moderada pelo Prof. Doutor Hélder Mansinho, a sessão contou com a presença do Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa e Prof. Doutor Guillermo Vellasco para abordar a evidência científica de nivolumab+ipilimumab e a sua utilização na prática clínica relativa ao tratamento de 1.ª linha de doentes com carcinoma das células renais.

09 Jun. 2022

Os resultados do ensaio clínico DESTINY-BREAST04 foram divulgados na sessão plenária da reunião anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), no dia 5 de junho. Coube à Dr.ª Shanu Modi, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, apresentar os dados de trastuzumab deruxtecan, no tratamento de cancro da mama HER2-low metastático ou irrressecável.

09 Jun. 2022

A Lilly anuncia que a EMA aprovou abemaciclib em combinação com terapêutica endócrina (TE) adjuvante padrão para o tratamento do cancro da mama precoce com recetor hormonal (HR)-positivo, recetor do fator de crescimento epidérmico humano tipo 2 (HER2)-negativo, com gânglios positivos e com elevado risco de recorrência. 

08 Jun. 2022

A GSK apresentou 25 resumos na Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) de 2022, decorrida de 3 a 7 de Junho, e nove resumos no Congresso Híbrido da Associação Europeia de Hematologia (EHA) de 2022, que tem início amanhã, dia 9, e termina a 17 de junho. Os resumos do EHA são centrados em terapias aprovadas, como o belantamab mafodotina, dostarlimab e niraparib, bem como os seus medicamentos de investigação.

07 Jun. 2022

O Comité de Medicamentos para Uso Humano (Committee for Medicinal Products for Human Use – CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu um parecer positivo à utilização de capmatinib (um inibidor da tirosina cinase) como estratégia de tratamento dos doentes adultos com cancro do pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado, com alterações que levam ao skipping do exão 14 (METex14) do gene do fator de transição epitélio-mesenquimal, que requerem terapêutica sistémica após tratamento prévio com imunoterapia e/ou quimioterapia baseada em sais de platina. Este parecer surge na sequência do estudo de fase II GEOMETRY mono-1, que demonstrou uma taxa de resposta global nestes doentes.

07 Jun. 2022

O estudo “Disrupção em Oncologia por Força da COVID-19” foi desenvolvido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), com o apoio da MSD Portugal, e constitui uma avaliação crítica do impacto da pandemia de COVID-19 no rastreio, diagnóstico e tratamento do cancro a nível nacional.

02 Jun. 2022

A Gilead Sciences e a Kite anunciam que serão apresentados na Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) mais de 20 abstracts, incluindo duas apresentações orais e quatro posters, que começa já amanhã, dia 3, e termina a 7 de junho. Estes dados destacam dados promissores em diversos tipos de tumores e cancros do sangue, incluindo cancro da mama metastático triplo-negativo (TNBC) e outros subtipos de cancro da mama, linfoma de grandes células B (LGCB), linfoma de células do manto (LCM) e outros tipos de cancros do sangue.

01 Jun. 2022

Dos vários recantos de Portugal para Ílhavo, os membros da Sociedade Portuguesa de Senologia e profissionais especialistas transversais à Oncologia participaram no X Consenso Nacional de Cancro da Mama para uma atualização das recomendações e do conhecimento em várias áreas desta patologia. O Montebelo Vista Alegre Ílhavo recebeu cerca de 300 participantes e palestrantes, com oito Grupos de Trabalho a partilharem as suas opiniões, debatendo novas oportunidades e reconhecendo um novo futuro para o diagnóstico, a referenciação, a sequenciação e o tratamento da Oncologia. 

31 maio 2022

A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) aproveitou o passado dia 29 de maio, Dia Mundial de Saúde Digestiva, para manifestar a urgência em prevenir o cancro do intestino. Esta mesma data assinala o início do Mês da Saúde Digestiva, iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), que junta à WGO na divulgação deste tema imperativo, bem como, alertar para a prevenção do cancro colorretal.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER