Atualidade

20 Jul. 2021

O cancro digestivo foi o tema da 2.ª sessão virtual do Ciclo ASCO’21, promovido pela News Farma com o apoio da Bristol Myers Squibb. O webinar decorreu a 13 de julho e contou com a participação da Dr.ª Anabela G. Barros, diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e do Dr. Hélder Mansinho, diretor do Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Garcia de Orta, que discutiram as atualizações na especialidade divulgadas na ASCO 2021, sob a perspetiva da prática clínica.

20 Jul. 2021

O medicamento, desenvolvido pela Sanofi Genzyme e pela Regeneron, recebeu a aprovação de financiamento para o SNS por parte das autoridades de saúde. Este medicamento está indicado como monoterapia no tratamento de doentes adultos com carcinoma espinocelular cutâneo metastizado ou localmente avançado (CECm ou CECla), que não sejam candidatos para cirurgia ou radioterapia curativas.

 

 

20 Jul. 2021

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou pembrolizumab em monoterapia para o tratamento do carcinoma espinocelular cutâneo localmente avançado incurável através de cirurgia ou radioterapia. A aprovação de 6 de julho para o inibidor de PD-1 segue-se à aprovação de junho pela FDA de pembrolizumab em monoterapia em doentes com carcinoma espinocelular cutâneo recorrente ou metastático incurável através de cirurgia ou radioterapia.

20 Jul. 2021

No rescaldo de mais uma edição do congresso mundial da European Society for Medical Oncology (ESMO) dedicado aos tumores gastrointestinais (ESMO GI), a News Farma em parceria com a Servier Portugal promovem o ESMO GI 21 Live Debriefing. Acontece já amanhã, dia 21 de julho, às 18h30. 

13 Jul. 2021

A 1.ª sessão virtual do Ciclo ASCO’21, uma iniciativa da News Farma com o apoio da Bristol Myers Squibb, aconteceu no dia 6 de julho e foi dedicada aos tumores torácicos. A Dr.ª Fernanda Estevinho, oncologista do Hospital Pedro Hispano, e o Prof. Doutor António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto, selecionaram as comunicações da ASCO 2021 mais relevantes para a prática clínica no cancro do pulmão, com enfoque no carcinoma de não pequenas células em estadio precoce, localmente avançado e metastático.

06 Jul. 2021

Em 18 de maio, o simpósio, promovido pela Roche e integrado na 11.ª reunião de Oncologia da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), centrou-se nas inovações terapêuticas que dão resposta às necessidades ainda não atendidas na área da Oncologia e Hemato-Oncologia e no circuito da avaliação da inovação em Portugal.

06 Jul. 2021

A Kite apresentou nos três congressos dedicados à área da Oncologia – The European Hematology Association (EHA), International Conference on Machine Learning (ICML), American Society of Clinical Oncology (ASCO) – uma nova evidência científica sobre a terapia celular com células CAR-T em várias doenças hemato-oncológicas, tais como o linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), o linfoma de células do manto (LCM), o linfoma folicular e a leucemia linfocítica aguda.

06 Jul. 2021

O grupo de trabalho dedicado ao cancro hereditário da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) apresenta o Programa Nacional de Genética e Cancro (PROGO) e promovem o lançamento de um portal informativo e educativo do cancro hereditário em Portugal.

29 Jun. 2021

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO do Porto) liderou um estudo multicêntrico nacional sobre cancro da mama, em colaboração com o IPO de Coimbra e de Lisboa.

29 Jun. 2021

A Takeda anuncia a aprovação do financiamento de brigatinib em Portugal, uma nova opção de tratamento de primeira linha para doentes adultos com cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) avançado, positivo para a cinase do linfoma anaplásico (ALK +). Os profissionais de saúde terão agora uma nova opção terapêutica para o tratamento deste tipo de cancro do pulmão, de baixa incidência, mas que atinge principalmente os jovens, não estando associado ao uso do tabaco na maioria dos casos. Estes  doentes acabam por desenvolver metástases cerebrais em até 70% dos casos, o que tem grande impacto na qualidade de vida, além de reduzir a sobrevivência.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

 

 

 

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKLillyMerck

 

MSDPfizerRocheTecnimedeViatris

 

Aliança Merck | Pfizer