Atualidade

25 Jan. 2022

A nova direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) vai ser eleita a 10 de fevereiro. As listas já foram divulgadas e as votações decorrem entre 2 e 9 de fevereiro.

21 Jan. 2022

O 4.º episódio do Podcast “Cancro sem Temor” tem como ponto de discussão os benefícios sociais que o cancro proporciona aos doentes. A iniciativa do IPO-Porto, em parceria com a Novartis, procura abordar o que significa viver com o cancro. O novo episódio, dedicado aos direitos dos doentes, já está disponível e conta com a moderação da jornalista Lúcia Gonçalves.

18 Jan. 2022

A Merck anuncia que o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), emitiu uma opinião positiva recomendando a aprovação de tepotinib uma vez por dia por via oral como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) avançado, com alterações que resultam em skipping no exão 14 do gene do fator de transição epitélio-mesênquima (MET) (METex14), que necessitem de tratamento sistémico após tratamento prévio com imunoterapia e/ou quimioterapia contendo platina.

11 Jan. 2022

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto pretendem desenvolver, através do projeto "Secretoma Tumoral", uma ferramenta “inovadora” para identificar biomarcadores que permitam prever precocemente o risco de desenvolvimento de metástases em doentes com cancro da mama, permitindo, desta forma, controlar melhor a doença e encontrar terapias personalizadas.

11 Jan. 2022

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) vão lançar oito bolsas de investigação clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), cada uma no valor de seis mil euros. O concurso é destinado a todas as tipologias de Unidades de CSP em Portugal e decorre de 6 de janeiro a 28 de fevereiro.

10 Jan. 2022

A BAYER anunciou, no início deste ano, o financiamento de darolutamida 300 mg comprimidos, para o tratamento de homens adultos com cancro da próstata resistente à castração não-metastático (CPRCnm), com alto risco de desenvolverem doença metastática. Indicado nos casos em que os doentes apresentam um tempo de duplicação do PSA sérico de 10 meses ou menos durante tratamento de privação androgénica, e que tenham Performance Status ECOG 0 ou 1, como referido no relatório de avaliação de financiamento público do fármaco.

10 Jan. 2022

A Dr.ª Filipa Carneiro é a convidada do 3.º episódio do podcast “Carcinoma das células renais”, dinamizado pela IPSEN, que vai abordar as guidelines e a sequenciação relativas a esta patologia.

06 Jan. 2022

“Inovação do meu lado” é o tema do 3.º episódio do Podcast “Cancro sem Temor”, iniciativa do IPO-Porto, em parceria com a Novartis, que pretende promover a conversa sobre o que significa viver com esta doença. O 3.º episódio do podcast, moderado pela jornalista Lúcia Gonçalves, já está disponível, e realça o papel da inovação científica na melhoria de resposta no controlo da doença oncológica.

06 Jan. 2022

O paradigma do tratamento do carcinoma de células renais avançado em 1ª linha tem vindo a mudar. O estado da arte, assim como a partilha de experiência clínica na utilização das novas opções terapêuticas foram debatidos no simpósio da IPSEN, integrado no congresso da SPO 2021, com a moderação da Dr. Joaquina Maurício. A My Oncologia resume os principais pontos discutidos. Veja ainda o vídeo resumo da sessão.

04 Jan. 2022

Nanoknife é o nome de uma nova cirurgia testada no Reino Unido, que pretende reduzir tumores de difícil acesso do cancro na próstata, através de correntes elétricas. O tratamento tem a duração de apenas uma hora e diminui os efeitos secundários nos doentes.

Agenda News Farma

Apoio