Atualidade

27 Set. 2022

Um estudo retrospetivo conduzido no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG) confirmou o impacto da pandemia da COVID-19 no acesso aos cuidados de saúde, que se refletiu na redução das consultas e o decréscimo do diagnóstico de carcinomas pavimento-celulares (CPC) da laringe.

27 Set. 2022

A investigação do cancro em Portugal necessita de beneficiar os doentes e os ensaios clínicos estão muito dependentes dos interesses das farmacêuticas, alerta um estudo divulgado, que defende a criação de centros específicos de Oncologia.

20 Set. 2022

A análise exploratória agrupada dos estudos MONALEESA-2, -3 e -7 reforça o benefício incomparável de sobrevida global (OS) do ribociclib em combinação com terapia endócrina versus terapia endócrina isolada, em doentes com cancro da mama avançado RH+/HER2- com metástases viscerais. O ribociclib em combinação com terapia endócrina proporciona uma mediana de sobrevivência global de aproximadamente cinco anos em doentes com metástases viscerais, adicionando um benefício de sobrevida de quase um ano em comparação com terapia endócrina isolada nesta população de difícil tratamento. O ribociclib é o único inibidor de CDK4/6 a mostrar um benefício de sobrevida global consistente em combinação com a terapia endócrina e a manter a qualidade de vida em todo o programa de ensaios clínicos de fase III.

16 Set. 2022

A GSK apresentou no Congresso de 2022 da European Society for Medical Oncology (ESMO), dados a longo prazo do estudo de fase III PRIMA (ENGOT-OV26/GOG-3012), demostrando que niraparib manteve um benefício na sobrevivência livre de progressão (PFS) sustentado e clinicamente significativo, como tratamento de manutenção de primeira linha em doentes com cancro do ovário, após uma resposta a quimioterapia à base de platina.

15 Set. 2022

O Science Choice Award, promovido pela Bayer, pretende distinguir projetos dedicados ao tratamento dos doentes com cancro da próstata na prática clinica atual, promovendo a partilha da mesma e a geração de evidência de mundo real em Portugal. "Junto pelo futuro da Uro-oncologia" é o lema deste prémio, que conta o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e da Associação Portuguesa de Urologia (APU).

13 Set. 2022

A Servier, a Taiho Oncology, Inc., e a Taiho Pharmaceutical Co., Ltd., anunciaram que a combinação de trifluridina/tipiracilo e bevacizumab demonstrou uma melhoria estatisticamente significativa do endpoint primário de sobrevivência global (OS), por comparação com trifluridina/tipiracilo em monoterapia em doentes com cancro colorretal metastático refratário (CCRm), após dois ciclos de quimioterapia.

09 Set. 2022

A Janssen anunciou, no início do corrente mês de setembro, que a União Europeia concedeu a autorização condicional de introdução de mercado de teclistamab, um fármaco que demonstrou eficácia, em monoterapia, no tratamento de doentes adultos com mieloma múltiplo em recaída/refratário (MMRR).

06 Set. 2022

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) apela à melhor comunicação das iniciativas de rastreios e pede a colaboração de várias entidades nacionais na disseminação da informação. A falta de literacia em saúde é considerada um dos principais motivos para que apenas 46 % das mulheres tenham aderido à convocação do rastreio do cancro da mama, aponta a presidente da SPLS, Dr.ª Cristina Vaz de Almeida.

06 Set. 2022

O projeto PREVENTABLE, liderado pela Prof.ª Doutora Carla Oliveira, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente financiado com cinco milhões de euros pelo Programa Horizon Europe da Comissão Europeia. O projeto, que será desenvolvido durante os próximos três anos, tem como principal objetivo utilizar o conhecimento clínico especializado em síndromes tumorais hereditárias muito raras (RTRS), dados clínicos de famílias com estas doenças e a experiência de profissionais e doentes, para estimar o custo-benefício de intervenções preventivas e reduzir o risco de cancro.

06 Set. 2022

De 9 a 13 de setembro, a News Farma vai acompanhar o Congresso da European Society for Medical Oncology (ESMO) 2022, que decorre em Paris, através da plataforma digital dedicada exclusivamente ao encontro, partilhando com os seus leitores conteúdos exclusivos sobre os temas-chave do principal evento europeu do foro oncológico. Fique a par das novidades em ESMO'2022 - by News Farma.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaAstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER