Atualidade

07 Fev. 2023

Portugal tem um dos mais baixos custos per capita com cuidados oncológicos da União Europeia (UE), mas as taxas de sobrevivência para os cancros mais comuns são superiores às médias da UE, indica um estudo divulgado no início deste mês.

07 Fev. 2023

Quase 98 % da população elegível para fazer o rastreio do cancro da mama já foi convidada a fazer o exame, ultrapassando o objetivo europeu previsto para 2025, anunciou o Dr. José Dinis, diretor do Programa Nacional das Doenças Oncológicas.

07 Fev. 2023

O documento do X Consenso Nacional de Cancro da Mama já está disponível para consulta na secção Publicações, na área reservada, do site da Sociedade Portuguesa de Senologia. 

02 Fev. 2023

O diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, Dr. José Dinis, considerou, em 1 de fevereiro, que os dados europeus que destacam o desempenho positivo de Portugal na área oncológica fortalecem o Serviço Nacional de Saúde (SNS) como “uma das grandes conquistas” da democracia, além de honrarem o país.

31 Jan. 2023

O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento recomendou que fosse concedida a autorização de introdução no mercado na União Europeia (UE) à darolutamida, um inibidor dos receptores de androgénios (iRA), em combinação com TPA e docetaxel, para o tratamento de doentes com cancro da próstata metastático hormonossensível (CPmHS). 

31 Jan. 2023

Reduzir o tempo de tratamento de cada doente, diminuir os níveis de toxicidade e garantir um investimento significativo na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde são algumas das mais-valias do novo acelerador linear Varian Halcyon. A última geração no tratamento de radioterapia moderna, adquirido pelo SAMS, vai permitir tratar cerca de 80 a 100 doentes por dia.

26 Jan. 2023

O Prof. Doutor Stephen Johnston, oncologista na The Royal Marsden NHS Foundation Trust, apresentou os resultados de uma análise interina do ensaio clínico monarchE com follow-up de quatro anos, à audiência do San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS).

24 Jan. 2023

A Dr.ª Catarina Azevedo, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguida recentemente com um financiamento da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para estudar a progressão do cancro colorretal. Este apoio, no valor de quase sete mil euros, vai permitir à também estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desenvolver, durante nove meses, trabalho experimental na Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

24 Jan. 2023

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriram um mecanismo que permite diminuir a dose do fármaco mais usado para combater o cancro da mama, do ovário e outros e ter "os mesmos benefícios".

17 Jan. 2023

O Hospital Lusíadas Albufeira adquiriu um novo mamógrafo de última geração que permite melhor visualização e deteção do cancro da mama, com maior conforto para a paciente e menor radiação.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaAstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER