Atualidade

03 Mar. 2021

O Congresso Perspectivas em Oncologia IX culminou com a atribuição de três prémios, numa sessão moderada pelos dois presidentes do evento, a Dr.ª Fernanda Trigo e o Dr. Miguel Barbosa, ambos do Centro Hospitalar Universitário e São João.

03 Mar. 2021

“A pandemia mostrou-nos que a saúde é promoção e prevenção.” São palavras do Dr. João Maia Dias, oncologista no IPO do Porto, proferidas durante a sua intervenção no evento Perspectivas em Oncologia. Sob o mote “Tratar o cancro no pós-pandemia: perspetivas de um oncologista”, o especialista abordou temas como a modernização da gestão de informação; a melhoria da saúde global da população; a adaptação a novas realidades; o SNS enquanto instituição integrada; a necessidade de pragmatismo e transparência; o reforço da cultura científica; a definição de objetivos de cuidado; e, por fim, a individualização do tratamento.

03 Mar. 2021

“O serviço deve preparar-se para receber doentes em estadio mais avançado”, defende o Prof. Doutor Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria, chefe de unidade do Instituto Molecular de Oncologia e professor associado de Oncologia na Faculdade de Medicina, na Universidade de Lisboa. Durante a sua intervenção nas Perspectivas em Oncologia IX, abordou a reorganização dos serviços de Oncologia e Hematologia no pós-pandemia, abordando três aspetos fundamentais: a pandemia COVID-19, as consequências desta doença e os objetivos para um futuro próximo.

02 Mar. 2021

A Associação Melanoma Portugal (AMP) é uma associação sem fins lucrativos com a missão de melhorar a situação das pessoas que sofrem desta doença, permitindo, a quem necessitar ou pretender, o acesso a toda a informação útil.

02 Mar. 2021

Trastuzumab deruxtecan, da Daiichi Sankyo e da AstraZeneca, obteve a autorização de comercialização condicional na União Europeia (UE) como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro da mama irressecável ou metastático HER2 positivo e que receberam dois ou mais regimes anteriores baseados em anti-HER2.

23 Fev. 2021

Um estudo sobre o tratamento em 1L do cancro do pulmão de células não pequenas metastizado (CPNPCm) de histologia não escamosa, apresentado, em janeiro, na 2020 World Conference on Lung Cancer Singapore, mostra que os doentes que beneficiaram de dois anos de tratamento com pembrolizumab em combinação com platino e pemetrexedo experienciaram um benefício de sobrevivência global a longo prazo.

23 Fev. 2021

A investigadora Prof.ª Doutora Rita Fior, da Fundação Champalimaud, usou o peixe-zebra para estudar o cancro em humanos. Através desta investigação, a equipa chega a um novo insight sobre como as relações imuno-oncológicas podem promover ou suprimir o crescimento tumoral. Os resultados deste estudo podem ainda ajudar a desenvolver um ensaio para selecionar doentes para imunoterapia e novas terapias contra o cancro.

23 Fev. 2021

A Bolsa de Investigação de Cancro e Trombose 2020, promovida pelo Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT),  prolongou a data para submissão de candidaturas, antes até 31 de dezembro de 2020, agora para 31 de março de 2021. 

23 Fev. 2021

webinar da Inside Now “Cancro do pulmão em tempos de pandemia: dos desafios às soluções”, moderado pela jornalista Judite Sousa e que decorreu a 11 de fevereiro, está agora disponível para rever. 

16 Fev. 2021

The Mary Kay Foundation, empresa líder na missão de eliminar os cancros que afetam as mulheres, anuncia a primeira beneficiária em Portugal da nova Bolsa Internacional de Pós-doutoramento em Investigação do Cancro. Em colaboração com o Harold C. Simmons Comprehensive Cancer Center em UT Southwestern Medical Center em Dallas, Texas, EUA, a bolsa de um ano de pós-doutoramento é atribuída à Prof.ª Doutora Liliana Patrícia Reis Teixeira, bióloga e biofísica de radiação da Costa de Caparica, Portugal.

 

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

 

 

 

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKIpsenLillyMerck

 

MSDViatrisPfizerSanofi GenzymeTakeda