Atualidade

19 Jan. 2021

O Prof. Andrew Wardley, oncologista e investigador no The Christie NHS Foundation Trust, em Manchester no Reino Unido, foi um dos convidados do simpósio da Roche intitulado “Transforming Patient Care in HER2+ BC”. 

19 Jan. 2021

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver uma ferramenta inovadora de teranóstica – técnica que junta diagnóstico e terapêutica – dirigida às micrometástases pulmonares no osteossarcoma, um tumor ósseo muito agressivo que afeta particularmente crianças e adolescentes.

19 Jan. 2021

O estudo PHranceSCa é um estudo de fase 2 para avaliar a preferência e a satisfação de doentes com cancro da mama HER2-positivo precoce tratadas com a nova formulação subcutânea de dose fixa pertuzumab/trastuzumab. A Enf.ª Matilde Costa partilhou a experiência do Hospital da Luz de Lisboa, um dos centros que participaram no estudo, num simpósio promovido pela Roche no âmbito do congresso da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO).

19 Jan. 2021

Na qualidade de palestrante do simpósio da Roche no 17.º Congresso Nacional de Oncologia, a Dr.ª Susana Sousa, do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, revelou alguns dados clínicos já conhecidos da associação de dose fixa pertuzumab/trastuzumab, que recebeu recentemente um parecer positivo para comercialização na UE.

15 Jan. 2021

A Kite, uma empresa da Gilead, anuncia que a Comissão Europeia concedeu autorização condicional de introdução no mercado para o brexucabtagene autoleucel, células CD3+ autólogas transduzidas com anti-CD19, uma terapia celular CAR-T (Chimeric Antigen Receptor CAR), para doentes adultos com linfoma de células do manto recidivante ou refratário, após duas ou mais linhas de terapia sistémica, incluindo um inibidor da tirosina cinase de Bruton (BTK). 

12 Jan. 2021

Durante o mês de novembro, a comunidade oncológica manteve-se diariamente conectada ao 17.º Congresso Nacional de Oncologia, o primeiro evento magno da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) realizado em formato virtual. Assista ao vídeo best of do congresso e conheça as mensagens e números fundamentais do evento.

05 Jan. 2021

Um estudo da Fundação Champalimaud revelou que doentes com cancro retal poderão substituir o tratamento de “cirurgia agressiva” por um “protocolo de radio e quimioterapia”.

05 Jan. 2021

Um estudo do Harvard's Wyss Institute apresentou uma vacina contra o cancro da mama com eficácia de 100%. De acordo com os investigadores, o imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos.

05 Jan. 2021

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) atribuiu o Prémio de Audiovisual e Rádio ao jornalista André Rodrigues, da Rádio Renascença, pela sua peça "A vida não se descarta como no ecoponto"; o Prémio de Imprensa à jornalista Cláudia Pinto pelo artigo "O lado invisível do Cancro Pediátrico"; e a menção honrosa à jornalista Paula Castanho, pela peça televisiva "Cancro da Próstata - Retratos de Saúde".

22 Dez. 2020

A 21 de novembro, no Congresso Nacional de Oncologia, a sessão “Meet the expert” promovida pela Roche contou com a presença do Prof. Doutor Rodrigo Dienstmann, da Oncoclínicas Precision Medicine de S. Paulo, Brasil, e do Vall d'Hebron Instituto de Oncología, Espanha. O especialista abordou o papel da sequenciação de nova geração (NGS) na identificação de biomarcadores genómicos que permitam selecionar a terapêutica-alvo mais adequada para cada doente oncológico.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKIpsenLillyMerck

 

MSDViatrisPfizer OncologySanofi GenzymeTakeda