Atualidade

18 maio 2021

Uma equipa do Serviço de Urologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) realizou pela primeira vez uma cistoprostatectomia radical (remoção da bexiga, da próstata e dos gânglios pélvicos) por via laparoscópica num doente com tumor da bexiga.

18 maio 2021

O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderado pelo Dr. José Guilherme Tralhão, realizou recentemente uma nova técnica para o tratamento simultâneo de um carcinoma gástrico com metastização peritoneal: a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC).

18 maio 2021

Segundo a publicação “Estatísticas da Saúde 2019”, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as mortes por tumores malignos da laringe e traqueia subiram mais de 50% em 20 anos.

11 maio 2021

No âmbito do projeto integrado sobre cancro cutâneo não melanoma (CCNM), realizado em parceria com o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), a Sanofi irá, no próximo dia 13 de maio, proceder à divulgação dos resultados deste projeto, no qual estão incluídos os primeiros dados de vida real e impacto destas patologias, nomeadamente prevalência e mortalidade, relativos à população portuguesa.

11 maio 2021

O primeiro estudo nacional sobre cancro do ovário – “O Cancro do Ovário em Portugal: conhecimento e perceções” –, promovido pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), Sociedade Portuguesa de Ginecologia Oncológica (SPGO) e Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG), em parceria com a GSK, revelou níveis elevados de desconhecimento sobre aquele que é o sétimo tipo de cancro mais comum entre as mulheres e a oitava causa mais frequente de morte, por motivos oncológicos, no universo feminino. De acordo com o estudo: 84,2% da população desconhece os sintomas, mais de 35% não sabe apontar os fatores de risco e cerca de 84% não tem informação sobre a idade média do diagnóstico. De salientar, ainda, que uma em cada quatro mulheres (24%) não faz acompanhamento ginecológico de forma regular e, deste universo, quase metade (44%) dizem que é por não sentir necessidade.

11 maio 2021

A Bayer organiza a 15 de maio o evento INSPIRESCOPE, que contará com a participação de vários médicos especialistas, representantes de entidades governamentais na área da saúde e outros key opinion leaders da Oncologia. Assista à mensagem de boas-vindas do Prof. Doutor Luís Costa, moderador da reunião e diretor de Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

05 maio 2021

“O adesivo cutâneo de 179 mg de capsaícina, utilizado no tratamento tópico da dor neuropática periférica localizada, apresenta um efeito analgésico mediado pela desfuncionalização reversível das fibras nervosas periféricas. Mas será que, além desta ação, este adesivo de capsaícina poderá também regenerar e normalizar as fibras nervosas? Esta foi a pergunta que esteve no centro da comunicação da Prof.ª Doutora Dalila Veiga, médica anestesiologista da Unidade de Dor do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP), lançando o mote para o Simpósio Grünenthal no passado dia 30 de janeiro, integrado na edição deste ano do ASTOR 2021 - 28.º Congresso de Medicina da Dor, e que contou ainda com a moderação da Dr.ª Beatriz Craveiro Lopes.

04 maio 2021

A Merck e a Pfizer anunciaram a 25 de janeiro de 2021 que a Comissão Europeia aprovou o avelumab em monoterapia como tratamento de manutenção em 1.ª linha de doentes adultos com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático livres de progressão de doença após quimioterapia à base de platina. O avelumab é assim a Primeira e Única imunoterapia a demonstrar um benefício significativo na sobrevivência global como tratamento de manutenção em 1.ª linha.

04 maio 2021

A Dr.ª Márcia Faria, de 28 anos, venceu o Young Investigator Award 2021, atribuído pela Sociedade Europeia de Endocrinologia, com o seu estudo sobre os avanços no tratamento do cancro da tiróide com metástases.

04 maio 2021

Organizada por “consultórios de especialidade”, a Check-Up Virtual lança-se em formato digital com uma plataforma multimédia onde estarão disponíveis vários conteúdos e informação atualizada, credível e de fácil acesso na área da saúde. A plataforma, promovida pela NewsEngage, arranca com a área dedicada ao cancro cutâneo, doença que regista cerca de 12 mil novos casos por ano em Portugal.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

 

 

 

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKLillyMerck

 

MSDPfizerRocheTecnimedeViatris

 

Aliança Merck | Pfizer