Atualidade

11 Jul. 2024

Coimbra encheu-se de profissionais de saúde da área de Oncologia e complementares para participarem no Best of ASCO, da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), nos dias 4 e 5 de julho. Durante este encontro, foram partilhadas as apresentações mais relevantes da Reunião Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO). 

11 Jul. 2024

A Novartis trouxe até ao congresso ESMO Breast Cancer 2024, em Berlim, os resultados dos principais estudos clínicos e respetivas evidências para utilização na prática clínica dos inibidores de CDK4/6, nomeadamente de ribociclib, quer em tumores da mama RH+/HER2- precoces, quer avançados. Os dados foram apresentados e comentados no simpósio satélite, com formato assente em cenários clínicos, discutindo como a mais recente evidência pode impactar a decisão terapêutica no cancro precoce, e também em primeira linha no setting HR+/HER avançado.

11 Jul. 2024

No ESMO Breast Cancer 2024, o simpósio da Pfizer intitulado “Tailoring journeys: Customised care with CDK4/6 inhibitors in HR+ HER2- metastatic breast cancer” abordou a importância dos inibidores das cinases dependentes da ciclina 4 e 6 (CDK4/6) no tratamento do cancro da mama avançado recetor hormonal (HR)-positivo/recetor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2)-negativo, com especial ênfase na jornada do doente. Richard Finn, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), foi o moderador da sessão, a qual decorreu no dia 15 de maio, em Berlim.

10 Jul. 2024

O coordenador do plano de emergência da saúde salientou o objetivo de chegar a 31 de agosto com os 9.374 doentes oncológicos em lista de espera já operados ou com cirurgia marcada, estando atualmente 525 a aguardar agendamento.

10 Jul. 2024

As pessoas transgénero com nome masculino, mas com útero, vão ser incluídas nos rastreios do cancro do colo do útero, anunciou a ministra da Juventude e Modernização, no decorrer de uma audição no Parlamento.

10 Jul. 2024

A GSK anunciou recentemente os resultados atualizados, a longo prazo, do ensaio clínico de fase II em colaboração com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), que avalia o dostarlimab como tratamento de primeira linha - em alternativa à cirurgia - para o cancro do reto localmente avançado com deficiência de reparação de incompatibilidades (dMMR). O ensaio clínico demonstrou uma taxa de resposta clínica completa (cCR) sem precedentes de 100% em 42 doentes que completaram o tratamento com dostarlimab, definida como resposta patológica completa ou ausência de evidência de tumor, conforme avaliado por ressonância magnética, endoscopia e exame retal digital. Nos primeiros 24 doentes avaliados, foi observada uma resposta clínica completa e sustentada com um tempo mediano de seguimento de 26,3 meses (95 % IC: 12,4-50,5).

08 Jul. 2024

No âmbito do congresso ESMO Breast Cancer 2024, a sessão intitulada “Safeguarding patients with HR+, HER2-, high-risk, early breast cancer: A practical roadmap for CDK4/6 inhibition in the adjuvant setting” centrou-se nos doentes com cancro da mama precoce RH+/HER2-, com o objetivo de apresentar e discutir abordagens terapêuticas para identificar melhor os doentes RH+/HER2- com elevado risco de recidiva e que podem beneficiar de inibidores das cinases dependentes das ciclinas 4 e 6 (iCDK4/6) em adjuvância. Um objetivo também foi o de aumentar o número de planos de tratamentos personalizados e expandir, se possível, as diversas estratégias existentes para mitigar ou melhorar a gestão de efeitos adversos resultantes da terapêutica com iCDK4/6. O painel contou com três oncologistas: Stephen Johnson, do Royal Marsden NHS Fundation Trust, no Reino Unido, Joyce O’Shaughnessy, do Baylor University Medical Center, nos EUA, e Patrick Neven, da University Hospitals Leuven, na Bélgica.

08 Jul. 2024

A MSD Portugal anuncia o lançamento do seu mais recente projeto, designado Science in Practice, cujo propósito é fomentar a discussão de casos clínicos e casuísticas em contexto multidisciplinar, bem como a partilha de conhecimento teórico e prático. O objetivo passa por melhorar a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos aos doentes, por meio da disseminação de conhecimento entre a comunidade médica.

02 Jul. 2024

As candidaturas para o Prémio Noémia Afonso, promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), foram prolongadas até 31 de julho. Todos os interessados devem submeter o seu projeto de investigação na área do cancro da mama aqui.

02 Jul. 2024

O cancro da próstata hormonossensível (CPHS) vai ser tema de debate no simpósio satélite IV, promovido pela Astellas, no Best of ASCO, já esta sexta-feira, 5 de julho, das 12h30 às 13h30.

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGileadGSKJohnson & Johnson Innovative MedicineLilly

 

MerckMSDNovartisRocheTakeda

 

Daiichi-Sankyo | AstraZenecaMSD | AstraZeneca