Atualidade

16 Abr. 2021

O olaparib, atualmente, está autorizado pela União Europeia para o tratamento de diversos tipos de cancro e como terapêutica de manutenção em 1.ª linha ou como terapêutica após progressão ou recidiva a tratamento(s) anterior(es). Nesta webletter especial, a My Oncologia entrevistou quatro médicos oncologistas, cada um tendo como área de interesse um tipo de neoplasia para o qual o olaparib está aprovado, para compreender melhor o potencial do fármaco no tratamento de cada patologia específica. Esta edição especial sumariza aqui os tipos de cancros que podem ser tratados, até à data, com o olaparib e explica o seu mecanismo de ação.

09 Abr. 2021

A 17.ª edição da conferência St. Gallen International Breast Cancer contou com uma sessão dedicada aos novos desafios e oportunidades no tratamento do cancro da mama, analisando os mesmo na terapêutica sistémica em cancro da mama precoce e às mudanças verificadas na abordagem cirúrgica. A sessão, que decorreu a 16 de março, teve como oradores convidados o Prof. Doutor Harold Burstein, do Dana-Farber Cancer Institute, e o Prof. Doutor Michael Gnant, da Medical University of Vienna.

09 Abr. 2021

Da sessão oito da conferência St. Gallen International, o tratamento das sobreviventes do cancro da mama, destacamos aqui duas das palestras. Uma sobre estilo de vida e saúde sexual, pela Prof.ª Doutora Inês Vaz Luís. Enquanto a Dr.ª Olivia procurou responder à questão: “Preservação da fertilidade em doentes jovens com cancro da mama – o que fazer?”.

09 Abr. 2021

 “Next-generation antibody-drugs conjugates (ADCs): New hope for HER2” foi o título do simpósio promovido Daiichi Sankyo e AstraZeneca, que decorreu integrado na 17.ª edição da conferência St. Gallen International Breast Cancer. A sessão reuniu os especialistas Prof. Doutor Matthias Peipp, da Universidade Christian-Albrechts, a Drª. Sibylle Loibl, do grupo German Brest, e a Dr.ª Fátima Cardoso, da Fundação Champalimaud.

06 Abr. 2021

Um estudo feito em Portugal sobre o impacto do cancro da mama em mulheres muito jovens, e publicado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (SEOM), vem confirmar que é mais agressivo e o tumor maligno de maior incidência na mulher jovem sendo diagnosticado tardiamente.

31 Mar. 2021

Osimertinib foi financiado em Portugal para o tratamento de 1.ª linha de doentes adultos com Cancro do Pulmão de Células Não Pequenas (CPCNP), localmente avançado ou metastático, com mutações ativadoras do Recetor do Fator de Crescimento Epidérmico (EGFR).

23 Mar. 2021

A Multicare, marca de saúde do Grupo Fidelidade, e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançam bolsa de investigação médica na área do cancro colorretal.

19 Mar. 2021

Com a consciência de que os profissionais de saúde assumem frequentemente posições de liderança e gestão, quer na equipa multidisciplinar, quer no seu serviço, unidade de saúde ou noutros contextos, a Novartis criou, em parceria com a Nova SBE Executive Education, o programa de desenvolvimento Step Up. As candidaturas abrem segunda-feira.

16 Mar. 2021

O financiamento de pembrolizumab em combinação com carboplatina e com paclitaxel ou nab-paclitaxel, para o tratamento de primeira linha do cancro do pulmão de células não-pequenas (CPCNP) escamoso metastático em adultos, representa uma boa notícia para os doentes com este tipo de tumor. 

09 Mar. 2021

A rede Hospital Luz lançou a Linha Direta Oncologia, que desde ontem, dia 8 de março, pode ser consultada através do número único nacional 217 104 430.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

 

 

 

 

 

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKIpsenLillyMerck

 

MSDViatrisPfizerSanofi GenzymeTakeda